
Veridiana Sass Veiga Roque, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) em Macaé/RJ.Nutricionista, pós...
i
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.

Quase ninguém resiste a um feijão fresquinho, não é mesmo? Popular nas cozinhas brasileiras, essa leguminosa é excepcional não apenas por ser deliciosa, como também pelos seus inúmeros benefícios à saúde, afinal, o feijão é rico em ferro, vitamina B12 e até em proteínas — para a alegria dos adeptos da musculação.
Mas que este é um alimento nutritivo, quase todos já sabem. O que a maioria das pessoas ainda não descobriu é que é possível potencializar os benefícios do feijão acrescentando um tempero em pó comum durante o seu cozimento: o cominho.
Leia também: 3 leguminosas ricas em proteína (e a primeira vai te surpreender!)
Por que colocar cominho na água do feijão?
Para entender melhor sobre as vantagens de temperar o feijão com cominho, o MinhaVida conversou com Veridiana Sass, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, que revelou que a especiaria pode ser uma excelente aliada para a digestão e eliminação de gases intestinais.
“O cominho é tradicionalmente usado há milhares de anos na culinária e na medicina ayurvédica por suas propriedades digestivas. Quando adicionado ao preparo do feijão, ele ajuda a estimular a produção de enzimas digestivas, atuando na melhora da digestão e consequentemente na redução da sensação de azia, refluxo e estufamento".
A especialista explica que, no caso do feijão, o tempero tem uma utilidade ainda mais crucial, visto que esta leguminosa, em específico, contém em sua composição carboidratos complexos e fibras fermentáveis que são mal digeridas no intestino delgado e, consequentemente, fermentam com facilidade no intestino grosso, gerando distensão abdominal e gases.
“Neste caso, o cominho também atua como um carminativo natural, ou seja, reduz a formação de gases e ajuda a eliminá-los com mais facilidade. Ele também contribui para o equilíbrio da microbiota intestinal, reduzindo o desconforto abdominal”.
Leia também: Barriga inchada? Esses 5 alimentos podem ser os culpados
Outros benefícios do cominho
Para além do seu efeito carminativo e digestivo, o cominho possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a combater radicais livres e proteger as células do corpo.
Entre os principais benefícios deste tempero, destacam-se:
- Controle do colesterol
- Fortalecimento do sistema imunológico
- Regulação da pressão arterial
- Melhora da circulação sanguínea
- Combate à anemia
- Cicatrização acelerada
“O cominho apresenta um sabor muito marcante, levemente amargo e cítrico; por isso, é recomendado usá-lo em pequenas quantidades. Para cada xícara de feijão cru deve ser usada meia colher de chá de cominho. Essa quantidade já irá auxiliar no processo digestivo”, finaliza a nutricionista.
Leia também: Beber cominho diluído em água pode ajudar na indigestão?