
Pós graduação em Emagrecimento e Metabolismo Pós-graduação em Nutrologia...

Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.

Os carboidratos possuem a fama de serem um dos principais vilões da alimentação saudável e por prejudicarem o processo de emagrecimento. Dietas restritivas que se tornaram tendencia na internet, como a low carb, ajudaram a reforçar essa fama, como explica Valdecy Neto, médico e especialista em nutrologia.
“[As dietas] demonstraram bons resultados no emagrecimento, principalmente com uma perda de peso mais rápida, e isso elencou a ideia de que o problema está na quantidade de carboidrato em si – quando, na verdade, o principal vilão é o excesso de calorias e a qualidade ruim de muitos dos carboidratos consumidos”, informa.
A verdade é que existem diferentes tipos de carboidratos — e muitos deles são essenciais para a saúde. Entenda mais!
Saiba mais: Especialista em emagrecimento defende carboidrato para perder peso: 'está até no alface!'
Todo carboidrato faz mal a saúde?
Não! Os carboidratos são um dos responsáveis por fornecer energia necessária para o funcionamento do nosso corpo. “Eles também são peças fundamentais para o bom funcionamento do sistema nervoso, melhora do sono, desempenho físico, equilíbrio hormonal, massa óssea e manutenção da massa muscular (em combinação com uma dieta rica em proteínas)”, esclarece o especialista.
No entanto, é importante escolher quais serão consumidos. Os carboidratos podem ser categorizados da seguinte forma:
- Carboidratos simples e refinados: são rapidamente absorvidos pelo organismo, podem causar picos de glicemia, oferecem pouca saciedade e concentram muitas calorias.
- Carboidratos complexos: ricos em fibras e nutrientes, possuem digestão mais lenta, ajudam a controlar a glicemia, aumentam a saciedade e fornecem energia de forma equilibrada.
9 carboidratos saudáveis
Alguns dos carboidratos que promovem benefícios a saúde são:
Saiba mais: Quanto de carboidratos e gorduras consumir? Veja novas diretrizes da OMS