Formou-se em 1999 pela Faculdade de Odontologia da UNESP do Campus de São José dos Campos. Durante o ano de 2000 esteve...
iO dente do Siso, ou terceiro molar é um dente que se apresenta na boca a partir dos 18 anos de idade, e por isso é comumente conhecido como o dente do juízo . Alguns pacientes simplesmente não apresentam esses dentes, enquanto outros apresentam os quatro (superiores e inferiores esquerdos e direitos), em posição não muito privilegiada, necessitando de uma cirurgia para que eles sejam removidos.
Muitas das vezes os dentes do siso podem se apresentar tanto impactados quanto inclusos. Os dentes do siso são os últimos a se desenvolverem e podem apresentar-se em mau posicionamento na mandíbula devido a falta de espaço, principalmente os inferiores. Esses dentes são chamados de inclusos, pois são aqueles que estão numa posição horizontal e simplesmente não nascem. Os dentes impactados, como o próprio nome já diz, são dentes impedidos de nascer devido ao bloqueio do dente vizinho.
Quando o dente está cerca de 80% posicionado corretamente, pode se tentar a cirurgia que apenas remove o resto de gengiva que está sobre ele, permitindo a correta higiene e prevenindo inflamações.
A mais comum, é a inflamação dos tecidos que circundam o dente do siso. Ela ocorre uma vez que o paciente morde a gengiva que está recobrindo parte do dente do siso e pela dificuldade de higienização local. As dores são bem intensas e o tratamento muito complicado.
Falando mais exatamente de estética, é importante salientar que a remoção do dente do siso colabora também para que os dentes da frente não comecem a entortar. Criar um novo espaço faz com que haja uma melhor acomodação dos dentes.
O mau posicionamento dos dentes do siso causam também um outro desconforto: o mau hálito. Isso ocorre pela dificuldade de higiene local ocasionada pelo acúmulo de alimentos dentro da gengiva e pela presença de bactérias que vivem apenas na ausência de oxigênio. Essas bactérias emitem gases com cheiro desagradável e se alimentam dos restos alimentares. Podem causar secreções em forma de pus que também colabora para o mau hálito.
A remoção dos dentes do siso é muito simples, se bem planejada. É importantíssima uma radiografia panorâmica para estudo do posicionamento correto do dente, a forma das raízes e a relação delas com os nervos adjacentes para facilitar o ato cirúrgico.
Existe uma nova tecnologia em anestésicos que são muito potentes e causam anestesia total da região operada, durando muitas vezes mais que 6 horas. Esses novos anestésicos ainda apresentam substâncias que evitam o sangramento abundante, durante e após a cirurgia. Esta tecnologia já foi implantada no consultório e é muito bem aceita pelos pacientes que usufruem dela.
Deve se levar em consideração também que um paciente bem medicado antes, durante e após, colabora para o sucesso da cirurgia. Esses cuidados prévios, e as recomendações do Cirurgião Dentista, que devem sempre ser apresentadas por escrito, também colaboram para um pós-operatório excelente.
Dr. André Cervantes é dentista, especialista em odontologia estética, porcelanas, próteses e restaurações.