Médico e tricologista. É certificado como Tricologista pela Internacional Association of Trichologists (IAT). Membro e d...
iAs radiações solares são divididas em ultravioletas (UV), luz visível e infravermelha. As radiações UV são as mais prejudiciais a nosso corpo. A radiação UV do tipo A, de maior penetração na pele, e UVB, de menor penetração, costumam ser motivo de lesões visíveis e invisíveis.
Um exemplo típico de lesão visível causada pelos raios UV são as queimaduras de sol, sardas e manchas. Leões invisíveis ocorrem nas células da pele e, à medida que ficamos expostos com o passar do tempo, estas lesões se somam e promovem o aparecimento de, com o passar de 20 a 30 anos, rugas, manchas, espessamentos de pele e, nos casos mais importantes, tumores malígnos.
Por conta destas manifestações que ocorrem devido à exposição cumulativa ao sol, a pele deve ser protegida desde muito cedo. Crianças devem começar a utilizar meios de proteção o mais cedo possível e cabe aos pais tomar as devidas providências para que as crianças possam aproveitar os dias quentes ensolarados sem correr riscos.
Sensato e saudável nos dias de hoje é começar a se proteger desde muito cedo e evitar os danos de pele com esta proteção continuada ao longo da vida.
Algumas dicas são importantes para que as criança tenham riscos minimizados e aproveitem o sol na medida certa:
- Evitar a exposição solar entre das 10h às 16h,
- Usar filtros com fator de proteção superior a 15 - Usar filtros com proteção UVA e UVB
- Reaplicar o FPS a cada 1 ½ h
- Reaplicar o FPS quando a criança sair do mar ou da piscina
- Utilizar protetores hipoalergênicos
- Utilizar protetores que sejam mais resistentes à água
- Utilizar chapéus, bonés, roupas que cubram uma extensão maior da pele da criança como camisetas que protejam o tórax a abômen e bermudas ou calças que cubram uma boa extensão das pernas
Dr Ademir Jr. é médico dermatologista especialista em tricologia (medicina capilar) pela Internacional Association of Trichologists. Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, da Sociedade Brasileira de Termalismo, e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.
Para saber mais, acesse: www.ademirjr.com.br