Falta pouco para o Verão, porém, a estação mais esperada do ano significa muita praia, piscina, sol e o famoso bronze. E é neste último item que está a preocupação de todo dermatologista.
Expor-se à luz solar em horários apropriados é saudável, pois ativa a síntese da vitamina D, responsável pelo aumento da absorção do cálcio e fósforo pelo intestino, constituintes fundamentais dos ossos. Mas, o perigo é não utilizar proteção para ter a pele bronzeada. Para ficar com a cor do pecado, muitas mulheres, principalmente nos dois ou três primeiros dias de férias, optam por protetor solar com fator muito baixo e insuficiente para proteção. Outras se arriscam ainda mais não usando o produto.
As pessoas se esquecem que agredir a pele desta forma é abrir caminho para desenvolver câncer e, no mínimo, acelerar o processo de envelhecimento e aparecimento de manchas, comuns em pacientes no término dos dias quentes.
Tomar sol no período indicado das 07h às 10h e a partir das 16h é ótimo para a saúde. No verão, torna-se inevitável não se expor mais tempo, porém aplicar o produto certo ameniza e muito possíveis problemas.
Ainda, que mesmo fora das cidades litorâneas se faz necessário utilizar o filtro solar, e deve ser diário, mesmo em dias nublados. Um filtro 15 é suficiente, independente do tom de pele. Já em cidades com praia como Rio e Salvador ou quando estamos em piscinas, o ideal é usar fator 30, no mínimo.
A prevenção é fundamental para evitar doenças cutâneas. Dessa forma, é possível aproveitar as delícias da estação e não se preocupar com o aparecimento precoce das rugas.
Dados importantes:
* 122 mil casos por ano de câncer de pele no Brasil, segundo o Ministério da Saúde;
* Cerca de 70% da população brasileira não adota cuidados básicos de proteção solar;
* Reaplicar o filtro solar a cada duas horas, em todo o corpo;
* Usar a regra da colher de chá, aplicando uma colher de chá para rosto e pescoço, uma para cada braços, duas para o tronco e duas para cada perna.
Dr. Cesar Cuono é dermatologista formado pela USP Universidade de São Paulo - com 27 anos de experiência na área.
Pele bronzeada somente com protetor solar
O verão é fundamental para aumentar os casos de câncer e envelhecimento precoce