Médico e tricologista. É certificado como Tricologista pela Internacional Association of Trichologists (IAT). Membro e d...
iBasta a temperatura cair para usarmos botas e sapatos fechados, de preferência, os modelos de bico fino e saltos altos, para o visual ficar mais charmoso e elegante. Mas esse charme tem seu preço, uma vez que esses calçados, em uso contínuo, podem causar deformações na estrutura óssea dos pés, além do aparecimento de micoses, unhas encravadas e outras anormalidades na pele e nas unhas. E quanto à saúde dos pés, pesquisas mostram que os da população brasileira não recebe a atenção que merecem.
Com os obesos a situação é mais grave uma vez que o excesso de peso sobrecarrega esta parte de nossa anatomia, trazendo como resultados problemas ainda mais freqüentes e severos do que os encontrados na população geral.
O excesso de peso quando acompanhado da falta de higiene, uso de sapatos apertados, insuficiências vasculares, diabetes e defeitos ortopédicos, são fatores determinantes para o aparecimento de problemas na pele e unhas dos pés.
Entre os principais problemas observados em pés de obesos são: o linfedema, inchaço dos pés causado pelo mau funcionamento de vasos linfáticos; distúrbios circulatórios arteriais, que promovem a redução do suprimento sanguíneo para os pés causando esfriamento, má nutrição dos tecidos, maior risco de traumas, feridas e infecções; distúrbios circulatórios venosos que são causas de varizes, sensação de peso nas pernas, dor e inchaço nos pés; e infecções de pele causadas por bactérias e fungos como erisipela e micoses nos pés, assim como infecções fúngicas das unhas dos pés.
Quem possui diabetes precisa redobrar a atenção com o pé, pois este pode desenvolver um quadro grave quando não é bem cuidado, há um alto risco de contrair infecções, devido a má circulação e redução da sensibilidade nervosa local, levando à necrose de tecido e até mesmo a necessidade de amputação.
Independente de acompanharem problemas de maior ou menor perigo para a integridade dos obesos, os pés merecem atenção especial e devem ser sempre avaliados pelos médicos que cuidam da saúde destes pacientes.
Ele acrescenta que profissionais especialistas em cuidados com os pés como podólogos e pedicures devem ficar de olho e sugerirem ajuda médica quando acreditarem necessária, agindo assim como promotores de saúde e prevenindo complicações para seus clientes.
Cabe ao paciente cuidar da boa higienização de seus pés assim como usar sapatos confortáveis e adequados. Se necessário, deve-se pedir orientações de ortopedistas ou podólogos sobre qual tipo de sapato é o mais adequado para o uso no dia-a-dia. É necessário também estar atento aos problemas parecidos com os citados na matéria e procurar seu médico o mais rápido possível.
Evitar danos maiores é sempre importante. Ressalto ainda que o emagrecimento sempre será uma conduta inteligente, por reduzir os efeitos do excesso de peso nos pés. Reforço a importância da higiene e da atenção nestas áreas que, como mostram as pesquisas, muitas vezes são deixadas de lado e não recebem o cuidado e atenção que merecem.
Dr Ademir Jr. é médico dermatologista especialista em tricologia (medicina capilar) pela Internacional Association of Trichologists.
Para saber mais, acesse: www.ademirjr.com.br