Psicóloga Clinica sistêmica pós- graduada em Milão na Itália, com experiência no atendimento de questões de relacionamen...
iNos dias de hoje, o emagrecimento é uma das maiores preocupações das pessoas. Por isso, é comum conhecermos alguém (que às vezes pode ser nós mesmos) que se submete a dietas loucas, pratica uma extensa e abusiva carga de exercício e faz uso de medicamentos ditos como milagrosos indiscriminadamente e que, ao final das contas, não fazem o ponteiro da balança andar para baixo. Pelo contrário, a ansiedade gerada pela necessidade de emagrecimento fácil e a qualquer custo pode resultar algumas vezes no aumento de peso.
Sabemos que não é fácil mesmo perder aqueles quilinhos excedentes, mas já é sabido que não é possível sem o mínimo de esforço. O que é preciso para emagrecer conscientemente é a junção de alguns fatores como determinação, ponderação, exercícios, equilíbrio físico e emocional e acompanhamento nutricional, entre outros.
Os Florais de Bach e de Minas ajudam a recuperar o equilíbrio emocional, pois agem trazendo a harmonia entre a mente com o corpo e ajudando a pessoa a reagir contra os estados de ânimo negativos e pensamentos autodestrutivos, como: "não mereço emagrecer", "se eu ficar mais bonita ninguém irá reparar" ou: "todos conseguem, menos eu".
Os medicamentos fitoterápicos podem ser alternativas naturais aos ansiolíticos e redutores de apetite, já que existem na natureza plantas que exercem essas funções entre outras dos medicamentos alopáticos de tarja preta.
As plantas foram os primeiros recursos terapêuticos registrados pela humanidade. Hoje, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 80% da população mundial faz uso de algum medicamento fitoterápico.
Apesar de hoje em dia haver fórmulas naturais de emagrecimento que podem ser compradas sem a necessidade de receita nas farmácias e casas de produtos naturais, deve-se tomar cuidado com o uso desse tipo de medicamento, pois as plantas também têm efeitos colaterais.
Portanto, para se medicar com um fitoterápico é necessário primeiro consultar um profissional, que lhe fará uma anamnese clinica e avaliará a sua condição física para em seguida direcionar qual composto é mais indicado para você.
Outro ponto importante a respeito dos fitoterápicos é investigar qual a sua procedência e saber qual é o laboratório que fabrica o produto, pois os remédios naturais ainda não são levados a sério por muitos laboratórios. O erro em uma dosagem ou em uma mistura de substâncias pode gerar reações adversas importantes e de graves conseqüências.
Não se esqueça que mais importante do que conquistar um corpo magro, é ter saúde para poder aproveitar todos os benefícios da sua nova condição, e uma auto-imagem positiva para reconhecer o seu mérito e admirar a sua nova aparência no espelho.
Milena Lhano é fitoterapeuta, terapeuta floral, grafóloga e iridóloga
Para mais informações, entre em contato: (11) 2028-0500 / lhano@uol.com.br