Bacharela em Fonoaudiologia pela PUC-SP desde 1987. Atua no Conselho Regional de Fonoaudiologia: 4348/5-SP. Pós-graduada...
iCircula pela internet uma piada, a respeito da fonoaudiologia, que tem feito sucesso. Ela não tardou a chegar ao meu e-mail. Segue abaixo a piada e meu comentário sobre ela.
Vá ao Fonoaudiólogo (Piada)
O sujeito tinha um amigo que era gago de dar dó. Penalizado, um dia lhe indica um fonoaudiólogo famoso por suas curas. Algumas semanas depois, eles se encontram novamente.
- E aí? Já teve alguma melhora?
E o gago responde:
- Toco preto, porco crespo. A aranha arranha o arame. O rato roeu a roupa do rei de Roma.
- Que maravilha!
- Po po po de até té se ser, ma ma mas onde é que que eu vo vou u u usar e esta po po porca caria?
É uma boa piada. De fato, piadas de gago e de "fanho" são comuns e o efeito, quando bem contada, é infalível, pois quando se sabe imitar bem, o sucesso é garantido!
Por que uma pessoa com dificuldades na comunicação é passível de riso?
Aí temos em questão o objeto de que se trata, o falar é o "estar no mundo" de alguém, este "estar" se parece, de maneira que nos chamamos de "semelhantes".
Todos nós temos nossas intimidades e manias, mas isso é de cunho íntimo, talvez o falar, o vestir, o andar, quando transparecendo uma diferença gritante, cause estranheza e riso, pois as imagens brotam a partir da visão/escuta de um semelhante que se desasemelha.
Talvez riamos pelo desconforto, ou por alívio de não ser o "nosso" na reta, a "chaga" ali exposta...
E por que um tratamento para curar tal flagelo causaria riso?
Com certeza o autor da piada conhece tratamentos enganosos, que prometem e criam expectativas enganosas.
Nosso trabalho não vende ilusão, nenhum profissional ético promete curas miraculosas. O que podemos oferecer honestamente é uma contribuição, um aperfeiçoamento e, como toda certeza, um autoconhecimento ao paciente, para que ele descubra seu potencial comunicativo.
O paciente da piada denota uma falta de conhecimento das etapas do atendimento e do próprio objetivo/sentido da realização de exercícios e até do próprio tratamento. Sem este conhecimento a realização das tarefas se torna uma simples repetição exaustiva de resultados duvidosos.
Solange Dorfman Knijnik é fonoaudióloga (PUCSP) e especialista em telemarketing pelo Instituto Brasileiro de Telemarketing. Pós-graduanda em Gestão em Fonoaudiologia. Autora do livro e curso Telemarketing da Melp Editora, Ministra palestras e treinamentos há 07 anos.
Telefone: (11) 3661-8445
E-mail: solange_fono@bol.com.br
Site: www.fonoaudiologando.com.br