Devidos aos dias tão atribulados, esquecemos de cuidar de nós mesmos. Nos acostumamos a fazer tudo o mais rápido possíve...
iO trabalho e a correria durante a semana muitas vezes fazem com que as pessoas percam a energia e a vontade de viver intensamente os momentos que a vida tem a oferecer. Isso acontece principalmente com aqueles que ainda não sabem como organizar seus dias adequadamente e acabam se perdendo em meio a tantas atividades, dando espaço ao cansaço, às dores no corpo e à falta de disposição. Com isso, não abrimos espaço para dar a devida atenção à pessoa mais importante em nossas vida: nós mesmos!
Há algum tempo realizei uma pesquisa com mais de cinco mil mulheres para saber como elas administram o seu tempo, já que muitas precisam trabalhar, estudar, cuidar da casa, dos filhos, do marido, da família e ainda dar espaço ao lazer e aos cuidados com a aparência e saúde. O surpreendente é que 81% delas dizem conseguir executar múltiplas tarefas com qualidade. Muitas mulheres acabam sendo escravas das urgências, mas buscam constantemente um lugar na sua agenda para cuidar de si mesmas, fazendo uma caminhada ou mesmo indo ao salão de beleza, algo que traz imensa satisfação pessoal para o universo feminino.
É possível perceber que poucas pessoas conseguem alcançar a plena satisfação pessoal em meio a toda a correria do dia-a-dia. O problema é que muita gente faz as coisas certas na hora errada ou então gasta muito tempo com atividades desnecessárias. As conseqüências disso são as horas extras no trabalho, o stress e a decepção por querer realizar muitas coisas e sentir-se mal por não ser capaz. Quantas vezes você já disse para si mesmo que gostaria de ter mais tempo com os seus filhos, com os amigos, com o companheiro ou então mais disposição para si mesmo, mas o cansaço não o permitia? É possível sim ser produtivo no trabalho e realizar tudo o que precisa, tendo espaço ainda para aproveitar o melhor da vida pessoal com simples mudanças nos seus hábitos de organização.
Anote tudo, não esqueça nada! Com as novas tecnologias, a famosa e velha agenda de papel vem sofrendo muito preconceito por parte dos profissionais, que junto com elas, abandonam o hábito de escrever suas atividades. Para os adeptos às inovações tecnológicas, sugiro que procurem algumas ferramentas existentes hoje para a organização pessoal. Adote novamente o hábito de escrever o que precisa ser feito nos próximos dias e planeje a execução. Confiar seus compromissos apenas na memória não é uma maneira recomendável para cumpri-los no prazo correto;
Experimente o método da calculadoração Algumas pessoas podem não acreditar no planejamento por não conseguirem cumprí-lo adequadamente. O motivo é que esta organização pode estar sendo feita de forma errada. Muita gente faz uma lista imensa de atividades e no fim do dia percebe que não conseguiu cumprir um terço dela. Por isso, após escrever quais são as suas atividades importantes e urgentes, pergunte-se quanto tempo levará para realizar cada uma delas. Então some e analise a real possibilidade de fazer tudo dentro do seu tempo disponível no trabalho. A dica é começar com pouco tempo de tarefas e depois expandir gradativamente para adquirir esse hábito;
Respeite seus limites Como hoje as informações correm em uma velocidade acelerada, surgem mais compromissos e trabalho durante o dia. Assim, o tempo destinado à realização daquelas atividades que já haviam sido planejadas é reduzido. Por um desejo - ou uma obrigação - de fazer tudo rápido, as pessoas parecem querer abraçar o mundo e tentam fazer mais do que podem, ficando até mais tarde no escritório ou levando trabalho para casa. Esse é um erro que deveria ser evitado ao máximo. É claro que nem sempre temos como fugir disso, mas realizando um bom planejamento, não desperdiçando tempo e conhecendo nossos limites, podemos fazer aquilo que sentimos prazer e conquistar uma vida melhor, com mais qualidade de vida e satisfação!
Christian Barbosa é um dos maiores especialistas em gerenciamento de tempo e produtividade pessoal e empresarial do país.
Para saber mais, acesse: www.christianbarbosa.com.br