Bacharela em Fonoaudiologia pela PUC-SP desde 1987. Atua no Conselho Regional de Fonoaudiologia: 4348/5-SP. Pós-graduada...
iLeia abaixo, a dúvida de um rapaz com insuficiência palatal e minha resposta. Este tipo de dúvida é muito comum para quem sofre com este problema.
Pergunta do internauta
Boa Noite doutora, estou precisando tirar uma dúvida! Tenho 28 anos, moro em Brasilia. Nasci com um problema na voz. Comecei um tratamento quando era pequeno e não segui devido vários problemas na minha família. Servi o exercito. Nunca imaginei que iria conseguir, devido esse problema na voz. Sou considerado fanho, minha voz é nasalada. Não tenho nenhum problema de audição. Uma médica me consultou no HFA e disse meu palato, que fica no céu da boca, tem uma pele bem fininha. Ela mesma ficou impressionada e me passou exercícios para melhorar essa musculatura. Às vezes fico pensando... Doutora acho que fui premiado nessa vida. Tenho dois problema na voz e um na vista! Mas minha maior dúvida é se serei aprovado num concurso para bombeiro que quero prestar. Eles pedem vários exames e gostaria de saber da senhora se eu seria reprovado no exame da voz?
Resposta
Oi, tudo bem? Vou comentar um pouco sobre seu problema de hipernasalidade. Como a médica te explicou, este desvio ocorre devido a uma má formação do palato mole, que precisa de um tamanho certo para poder isolar o fluxo de ar que sai da boca do que sai pelo nariz.
Este problema é conhecido como incompetência (mau funcionamento do músculo que contrai o palto para cima) ou insuficiência palatal. A terapia fonoaudiológica ajuda bastante e, dependendo da gravidade da nasalidade, pode amenizar o quadro. Porém, algumas vezes é necessário terapia fonoaudiológia somado a intervenção cirúrgica, onde o cirurgião cria um retalho na parede posterior da faringe ajudando no fechamento deste escape nasal.
Quanto ao seu concurso, não tenho informações sobre como será a seleção admissional nem a gravidade de seu caso, mas acho pertinente perguntar:
Seu problema de voz atrapalha na compreensão de seu enunciado? Sua voz fica tão baixa que poderia comprometer ser escutado numa situação de risco, colocando a sua vida ou de outros em perigo?
Me parece sensato que isso seja levado em conta, pois se for apenas um problema estético, ou seja, a beleza ou não de sua voz, não vejo porque você não ser aprovado.
Boa sorte e me escreva contando como foi, ok?
Solange Dorfman Knijnik é fonoaudióloga (PUCSP) e especialista em telemarketing pelo Instituto Brasileiro de Telemarketing. Pós-graduanda em Gestão em Fonoaudiologia. Autora do livro e curso Telemarketing da Melp Editora, Ministra palestras e treinamentos há 07 anos.
Telefone: (11) 3661-8445
E-mail: solange_fono@bol.com.br
Site: www.fonoaudiologando.com.br