Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A palidez e a falta de disposição davam as pistas. Após o exame de sangue, veio a constatção: anemia. O problema é mais comum do que se pensa, principalmente nas mulhers em idade fértil (a perda de sangue na menstruação é um fator de risco quando não existe uma alimentação balanceada).
Segundo o Ministério da Saúde, o problema chega a tingir 30% das brasileiras. Mas, seguindo uma dieta balanceada, esta incidência tem tudo para diminuir. E nem precisa torcer o nariz, achando que a pevenção é feita apenas com muita beterraba bifes de fígado, aliemntos cuja aceitação não tende a ser das mais altas.
Ao contrário do que muita gente pensa, o fígado nem deve fazer parte da dieta. Ele é o órgão que tira as impurezas e metaboliza medicamentos e hormônios consumidos pelos animais, por isso é uma fonte de nutrientes que deve ser evitada , afirma a nutricionista Flávia Morais, da rede natural Mundo Verde.
O segredo para tratar a doença, como você pode imaginar, está no aumento do consumo de ferro. Mas este mineral não está presente apenas na carne. A seguir, a especislista dá algumas sugestões de consumo para você variar a dieta e ficar bem longe dos desconfortos causados causados pela anemia.
Folhas verdes escuras: couve, brócolis, rúcula e agrião são fontes de vitamina C, ferro e magnésio. A vitamina C melhora a absorção do ferro contido em fontes vegetais.
Cereais integrais: ao contrário dos refinados, eles preservam a película do grão, fonte natural de ferro.
Açúcar mascavo e melado: como não foi refinado, ele contém ferro (o que não acontece no açúcar branco).
Feijões, ervilha, lentilha: as leguminosas são fontes de proteína e de ferro, que auxilia no combate a anemia.
Carne vermelha: ela é uma ótima fonte de ferro, numa versão em que o mineral é facilmente absorvido pelo organismo.
Reforço com suplementos
Nos casos de anemia, os médicos e nutricionistas costumam indicar a suplementação. A seguir, a especialista do Mundo Verde comenta os casos em que as doses extras podem ajudar.
O ferro contido nos multivamínicos é bem aproveitado pelo organismo?
O ferro, dependendo da forma química que se apresenta, será mais ou menos absorvido pelo organismo. O sulfato ferroso é muito usado, mas tem uma absorção ruim. Em suplementos, prefira o ferro quelado, que será melhor absorvido. Lembrando que anemia nem sempre é carência apenas de ferro, então o ideal é usar um suplemento prescrito por um nutricionista. Assim, você garante o equilíbrio da ingestão dos minerais e corrige o problema com mais eficiência.
Suplemento de ferro engorda? O apetite aumenta?
Não, suplementos de vitaminas ou minerais não engordam e nem aumentam o apetite.
Ele pode ser tomado com água?
Sucos ácidos, como limão e laranja, melhoram a absorção de alguns tipos de ferro. Mas, no caso de ferro quelado, não faz diferença. Pode tomar com água sem preocupações com o aproveitamento do nutriente pelo organismo.
O melhor é tomar antes das refeições? Ou pode ser em qualquer hora?
Suplementos devem preferencialmente ser tomados com orientação de nutricionista ou médico, portanto siga a orientação recebida. Normalmente podem ser tomados a qualquer hora.
Dispense o bife de fígado para combater anemia
Há outros alimentos, menos polêmicos, que afastam a doença para longe anemia; alimentação; bife de fígado