Médica (CRM: 64334) onco-hematologista, pertencente ao corpo clínico do Hospital Sirio Libanês de São Paulo (SP), sócia...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO que é Anemia por deficiência de vitamina B12?
A anemia é a quantidade insuficiente de hemoglobina no organismo. Na anemia por deficiência de vitamina B12, ocorre baixa contagem de hemácias devido à pouca quantidade dessa vitamina no organismo. Essa condição diminui a qualidade de vida e causa sintomas como diarreia, tontura, perda de apetite e palidez.
As anemias causadas por deficiência de vitaminas são chamadas de anemias megaloblásticas. Já alguns tipos de anemias causadas por deficiência de vitamina B12 são chamadas de anemia perniciosa ou anemia de Addison.
Causas
A deficiência de vitamina B12 pode ocorrer por diversos motivos, como:
- A falta de vitamina B12 no organismo: presente em alimentos ricos em proteínas, como carnes, ovos e leite. Ao iniciar uma transição para dieta vegetariana ou vegana, por exemplo, é necessário atentar-se aos níveis de B12 no organismo.
- Intestino não absorve a substância corretamente: isso pode ser resultado de uma cirurgia no estômago ou no intestino, de um crescimento anormal de bactérias intestinais ou em decorrência de uma doença intestinal (como a doença de Crohn ou a doença celíaca).
- Alcoolismo e cirurgias de remoção: o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a remoção das partes do estômago ou do intestino delgado (procedimento comum em cirurgias para perda de peso, como a cirurgia bariátrica), também podem resultar em dificuldade para absorver a vitamina B12.
- Algumas medicações: certos remédios podem interferir na absorção vitamínica, como é o caso de antiácidos e de alguns remédios para tratar diabetes tipo 2 e para controlar a produção de ácido estomacal.
- Falta do “fator intrínseco”: essa proteína secretada pelo estômago - , é considerada como uma das maiores causas desse estado patológico, pois se junta à vitamina B12 no estômago para caminharem juntas pelo intestino delgado e serem absorvidas pela corrente sanguínea.
Sintomas
Os sintomas de anemia por deficiência de B12 são:
- Diarreia ou constipação
- Fadiga, falta de energia ou tontura ao se levantar e fazer esforço
- Perda de apetite
- Pele pálida
- Problemas de concentração
- Falta de ar, principalmente durante exercícios
- Feridas na boca ou língua recorrentes
- Perda de força muscular
Além desses, os sintomas de danos neurológicos causados pela deficiência de vitamina B12 durante um longo período incluem:
- Confusão ou alteração do estado mental (demência) em casos graves
- Perda de memória
- Depressão
- Perda de equilíbrio
- Formigamento de mãos e pés
Saiba mais: Alimentos ricos em proteína: tipos, benefícios e consumo
Diagnóstico
A deficiência de vitamina B12 é diagnosticada a partir de um exame de sangue. Se o hemograma revela uma deficiência severa desta substância no organismo, o especialista pode realizar outros testes para determinar o tipo e a causa dessa carência, tais como:
- Teste de anticorpos para detectar a falta do fator intrínseco
- Teste de ácido metilmalônico para detectar níveis altos de deficiência de vitamina B12
Fatores de risco
O risco de anemia por deficiência de vitamina B12 pode ser maior nos seguintes casos:
- Dieta vegetariana: carnes, ovos e produtos lácteos (que contêm leite) são extremamente ricos em vitamina B12. Entretanto, com uma dieta vegetariana balanceada, incluindo leite e ovos, é possível equilibrar a ingestão de vitamina B12 sem a necessidade de consumir carne e fazer a suplementação de nutrientes.
- Dieta vegana: em uma dieta vegana é necessário realizar a suplementação de vitamina B12, por isso é recomendado uma avaliação nutricional mais frequente, pois se o paciente não ingerir a vitamina adequadamente, provavelmente terá carência séria desse nutriente.
- Doenças autoimunes: pessoas com doenças autoimunes relacionadas com o sistema endócrino, como a tireoidite de hashimoto e o hipotireodismo, podem ter um risco aumentado de desenvolver deficiência de vitamina B12.
- Outros fatores: pessoas com doença intestinal ou crescimento bacteriano estomacal anormal, assim como indivíduos que já passaram por cirurgia no intestino ou no estômago, têm mais chances de desenvolver dificuldade para absorver vitamina B12.
Qual a melhor forma de repor vitamina B12?
Caso a ingestão de vitamina B12 não seja suficiente, como em dietas vegetarianas ou veganas, um profissional da área pode recomendar suplementos para repor a quantidade do nutriente no organismo.
Saiba mais: Como lidar com a carência de vitamina B12 na dieta vegetariana
Buscando ajuda médica
Entre as especialidades que podem diagnosticar anemia por deficiência de vitamina B12 estão:
- Clínica médica
- Gastroenterologia
- Nutricionista
- Nutrólogo
- Hematologista
Tratamento
Para casos mais leves de anemia por deficiência de vitamina B12, o tratamento pode envolver apenas alterações na dieta e inserção de suplementos vitamínicos no dia a dia. Já em casos de deficiência grave, o médico poderá sugerir também injeções de vitamina B12. Há casos severos em que são necessárias injeções mensais pelo resto da vida.
Em geral, o tratamento da anemia por deficiência de vitamina B12 pode variar de acordo com a causa. Por exemplo, após o controle adequado de quadros como a doença de Crohn, a doença celíaca ou o alcoolismo, o paciente pode não precisar fazer qualquer suplementação de vitamina B12. Portanto, o diagnóstico correto do fator desencadeante da deficiência nutricional é fundamental.
Saiba mais: Doença celíaca: siga oito cuidados além da restrição ao glúten
Tem cura?
Geralmente, o tratamento para anemia por deficiência em vitamina B12 é bastante eficaz. Porém, os danos nervosos podem ser permanentes, principalmente se o tratamento não for iniciado assim que surgirem os primeiros sintomas.
Prevenção
Para evitar uma possível anemia por deficiência de vitamina B12, é necessário seguir uma dieta diária balanceada, com a ingestão recomendada de alimentos ricos em nutrientes, sejam de origem animal ou vegetal.
Especialistas recomendam que seja realizado um exame de sangue anual para detectar se há qualquer tipo de deficiência vitamínica. Para isso, é necessário consultar o clínico geral ou o nutricionista.
Alimentos ricos em vitamina B12
Confira a seguir uma lista de alimentos de origem animal e de origem vegetal para incluir no cardápio e variar as fontes naturais de vitamina B12:
Origem animal
- Fígado cozido: 70 mcg de vitamina
- Atum cozido: 10 mcg
- Truta cozida: 7.49 mcg
- Coração cozido: 14 mcg
- Sardinhas grelhadas: 12mcg
- Mariscos no vapor: 99 mcg
- Salmão cozido: 3.26 mcg
- Leite (um copo): 0.88 mcg
- Ovo (uma unidade): 0.44 mcg
- Queijo muçarela: 1,6 mcg
Origem vegetal
- Extratos de leveduras: entre 15 e 20 mcg
- Sumos: 0,2 a 0,5 mcg
- Cereais matinais: 0,8 mcg
- Leite, Iogurte ou queijo de soja: 0,1 a 0,5 mcg
- Leite vegetal (varia de acordo com o grão)
Saiba mais: Alimentos ricos em vitamina B12 e quantidade recomendada
Convivendo (Prognóstico)
Para reverter ou controlar um quadro de anemia, é necessário seguir adequadamente as orientações médicas, promovendo as alterações recomendadas na dieta e ingerindo os suplementos conforme indicado.
Complicações possíveis
A vitamina B12 afeta as células que formam a superfície externa do corpo e o revestimento dos condutos internos (células epiteliais), como o revestimento uterino. Portanto, a falta desse nutriente pode provocar um teste de Papanicolau falso positivo, por exemplo - o que pode levar a um falso diagnóstico de câncer de colo de útero.
Além disso, a anemia por deficiência de vitamina B12 também pode causar problemas neurológicos sérios, como formigamento persistente nas mãos e nos pés ou perda das noções de equilíbrio. Isso acontece porque essa substância também é importante para o sistema nervoso.
Quando há insuficiência de vitamina B12, o corpo produz glóbulos vermelhos anormalmente grandes, denominados macrócitos. Essas células anormais podem não ser capazes de sair da medula óssea. Isso reduz drasticamente a quantidade de glóbulos vermelhos transportadores de oxigênio na corrente sanguínea e pode levar à fadiga e fraqueza.
Em casos de estado de fadiga severa, é comum apresentar dificuldade para realizar tarefas diárias que envolvem esforço físico e mental. Isso pode resultar na queda da qualidade de vida, assim como agravar-se e resultar em outras doenças, como a depressão.
Referências
Monika Conchon (CRM 64334/SP ) graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Londrina; Residência médica em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP; e Pós-Graduação em Onco-hematologia na FMUSP;