Psicóloga Clinica sistêmica pós- graduada em Milão na Itália, com experiência no atendimento de questões de relacionamen...
iConforme vamos conduzindo a vida e vivenciando novas experiências, somos tomados tanto por emoções boas quanto ruins. Diante de emoções boas, o nosso corpo é tomado por sensações positivas de bem-estar, felicidade, tranqüilidade e calma, que nos enchem de saúde, força de vontade e disposição.
Entretanto, as experiências negativas, questões mal resolvidas, excesso de estresse, sobrecarga e cobrança fazem com que ocorra em nosso corpo uma desarmonia interna. As doenças então são a forma que o nosso corpo encontra de nos dizer que algo não está indo bem.
Muitas pessoas que sofrem de dor de estômago, enxaqueca, insônia e infecções entre outras enfermidades não têm consciência que esses problemas podem ter origem na desarmonia causada por problemas afetivos e de relacionamento.
O excesso de expectativa e cobrança em relação ao companheiro (ou companheira) pode resultar em dor de estômago, gastrite e até ulceras. A insônia pode ter origem nas preocupações infundadas e insegurança com relação ao parceiro, e até imaginações fantasiosas pelo excesso de ciúme. Quem tem medo de se entregar ao outro e de "entrar de cabeça" no relacionamento pode apresentar problemas intestinais.
A vida profissional e o relacionamento com os colegas no ambiente de trabalho contribuem (e muito) para o surgimento de doenças. Quem se desdobra para conciliar a vida profissional e pessoal, pode sofrer com dores no ombro e nas costas, além de gastrite e insônia. As pessoas que têm dificuldade em lidar com pressão e excesso de cobranças podem reagir com problemas respiratórios.
Para que esses avisos que o corpo nos envia em forma de doenças não atinjam conseqüências graves, o ideal é que mediante o aparecimento de qualquer sintoma a pessoa procure um profissional capaz de ajudá-la a identificar o que está por trás desse sinal; quais são as emoções e os acontecimentos que desencadearam esses sintomas.
Se o seu relacionamento afetivo ou profissional está te deixando cansado e sem saúde, é preciso rever a forma como você se relaciona e qual é o tamanho da importância que o outro tem na sua vida.
Ao resignificar (dar um novo significado, valor e importância) aquilo que vivemos, podemos nos livrar de mágoa, estresse, excesso de cobrança, cargas desnecessárias e desconfianças infundadas para vivermos com mais alegria, tranqüilidade e principalmente saúde.