Formado em educação física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Leandro Atoji se formou na faculdade com especiali...
iUma boa preparação para um dia de treinamento começa na noite anterior, com uma boa alimentação no jantar e uma noite de sono com qualidade de pelo menos 8 horas seguidas.
Depois de cerca de 20 a 30 minutos, chego na raia, coloco a roupa de treino e me alongo. Converso com o treinador para saber o que fazer no treino, preparo o carboidrato em liquido (maltodextrina) que tomarei durante o treino para repor o glicogênio usado ao longo do treino e logo desço o barco para começar o treino. O treino dura em média 2 horas, entre aquecimento, treino principal e desaquecimento, dentro do barco. O treino da manhã é mais intenso, onde a gente prioriza a preparação física. Saio da água, limpo o barco, guardo ele e me alongo. Tomo um banho e vou para a casa descansar, pois a tarde tem mais treino.
Uma boa preparação para um dia de treinamento começa na noite anterior, com uma boa alimentação no jantar e uma noite de sono com qualidade de pelo menos 8 horas seguidas. Logo após acordar, ás 6h da manhã, procuro me alimentar para que haja tempo de fazer a digestão do café . Procuro comer coisas leves para que o estomâgo não fique pesado, como por exemplo um pãozinho com peito de peru, banana com mel e uma xícara de café. Então me troco, arrumo as coisas na mochila e vou em direção a raia olímpica da USP, onde treino todos os dias, pelo Esporte Clube Pinheiros.
Chegando em casa, preparo um lanche bem reforçado para repor tudo o que foi gasto no treino e descanso. Acordo já pronto para almoçar, arrumo minhas coisas e vou para a raia novamente treinar. Á tarde, o treino é menos intenso, dura em média 1hora e meia, onde a gente trabalha bastante técnica do remo. Após o treino, como um lanche que levo e vou para casa.
Em casa, procuro relaxar, tomar um banho, assistir televisão, ler um livro. Janto bem, dou mais uma relaxada, como um lanchinho e finalmente vou dormir para acordar disposto para mais um dia de treino.
No final de semana, a rotina se repete apenas pela parte da manhã.
Sempre me preocupo com a alimentação, comer bastante mas com qualidade pois meu gasto energético é muito alto devido aos treinos intensos. Descanso (físico e mental) e alimentação são fundamentais na vida de um atleta para que ele busque cada vez mais seu melhor rendimento, seja qual for a modalidade praticada.