Graduada em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Saúde Pública - Nutrição pela mesma instituição. T...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Quem vai ao cinema e está de dieta passa por um desafio e tanto na hora de escolher o que comer. Por ser um local dedicado ao lazer, os cinemas vendem pipocas, chocolates, balas, pão de queijo e, até, empanadinhos de frango. O que fazer para comer bem sem abrir mão da diversão?
"A melhor atitude é tomar cuidado com o tamanho da porção que será ingerida. Dessa maneira, é possível controlar a quantidade de calorias que serão oferecidas pelos alimentos", afirma a nutricionista, Roberta Stella.
Confira as dicas abaixo:
Opte pelos tamanhos pequenos
De acordo com a nutricionista do Dieta e Saúde Gabriela Mendes, 100 gramas de pipoca salgada tem em média 448 calorias e 14,50 gramas de gordura. Já um copo pequeno (300 ml) de refrigerante tem em média 120 calorias e o grande (750 ml) tem cerca de 300 calorias. "Sendo assim, se você não deseja acrescentar calorias a mais em sua alimentação, opte pelos tamanhos pequenos", completa.
Dispense a manteiga na pipoca
Quando adicionamos a manteiga na pipoca, a quantidade de calorias e de gordura aumenta ainda mais! "A manteiga possui gordura saturada e colesterol, que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, por isso é bom evitá-la", diz a nutricionista Gabriela Mendes.
Prefira os sucos ou água
Os refrigerantes light e zero não possuem açúcar, mas contêm adoçantes artificiais, que em excesso podem prejudicar o organismo. "Esses produtos fornecem calorias vazias, ou seja, não fornecem nutrientes essenciais ao nosso organismo", afirma a nutricionista Gabriela Mendes. Por isso, a melhor opção é o suco, que possui vitaminas e minerais, ou a água.
Evite o fast-food
Os alimentos servidos nos fast-food são ricos em gordura, por isso o ideal é evitá-los. Antes de escolher sua refeição, dê uma volta pela praça de alimentação, para conhecer todas as opções disponíveis. "Hoje em dia é possível encontrar alternativas bem saudáveis, como saladas, sanduíches naturais e frutarias", aconselha a nutricionista Gabriela Mendes.
Se a vontade de atacar um fast-food for inevitável, prefira uma unidade de hambúrguer mais simples e dispense os acompanhamentos, como batata frita e sobremesa. "Se está com muita fome, tente chegar antes ao shopping para fazer uma opção mais saudável na praça de alimentação", aconselha a nutricionista Roberta Stella.
Se for comer cachorro-quente, opte pelo simples
Um hot dog com apenas uma salsicha, pão e molho tem cerca de 290 calorias, enquanto um hot dog completo (pão, salsicha, purê de batata, maionese, mostarda, catchup, milho, ervilha, queijo ralado, batata palha) pode chegar a 600 calorias. Se você acrescentar mais ingredientes - como cheddar, bacon ou mais uma salsicha - essa conta aumenta ainda mais. Por isso, opte sempre pelo simples.
Se for escolher o chocolate, opte pela barrinha pequena
O chocolate também é calórico e possui quantidade de gordura significante. "Quanto maior a quantidade consumida, maior será a quantidade calórica", explica a nutricionista Gabriela Mendes. Por isso a barra pequena é a mais aconselhada.
Evite os pacotes de confeitos de chocolate
Ao optar por esse tipo de confeito você facilmente perde a noção da quantidade que estará sendo ingerida. Além disso, um pacote de 200 gramas de M&M's possui 984 calorias e 44 gramas de gordura, o que é muita coisa! Por isso sempre escolha as barras menores e de preferência o meio amargo, que tem menos gorduras.
Escolha somente um alimento e bebida
"Não consuma, por exemplo, pipoca e chocolate. Esses alimentos são muito calóricos e, por isso, deve-se ficar só com um", alerta a nutricionista Roberta Stella.