Os dentistas João Felipe Miranda e José Henrique Miranda são conhecidos como Drs. Gêmeos, atendendo sempre em parceria,...
iInfelizmente acidentes acontecem em nossas vidas rotineiramente. Exemplos como queda de escada, bicicleta, mergulho em piscinas rasas podem envolver muitas vezes estruturas dentárias. Em situações como essa, muitas pessoas se desesperam ao constatar a perda de um elemento inteiro (avulsão), tomam atitudes erradas e acabam por sua vez perdendo a oportunidade de salvá-lo.
O único tratamento conservador para esse tipo de trauma chama-se reimplante dentário que nada mais é do que a recolocação do próprio dente no alvéolo. Além de muito simples, se for realizado de maneira adequada obtêm sucesso em 90% dos casos.
Porém o que vemos na prática é outra realidade. Dois motivos são preponderantes: o principal é o erro no cuidado inicial do dente, pelo próprio acidentado, seguido pela falta de conhecimento técnico do profissional tanto para a recolocação dentária quanto na manutenção do caso que pode durar de um a dois anos. Ocorrendo o insucesso deve ser realizado prótese ou implante dentários.
A única forma preventiva é o uso de moldeiras como as de boxeadores que são muito usadas por profissionais de esportes radicais e de contato físico, mas como normalmente essa situação ocorre no dia-a-dia, a prevenção é inviável. A perda de um dente fatalmente acarretará alterações físicas e emocionais devido a quebra da harmonia do sorriso. Por isso é muito importante que você frequente um dentista regularmente e que tenha uma relação de confiança com o profissional para que, em casos como esse, você tenha a quem recorrer imediatamente, o que é o diferencial para o sucesso desse tratamento. Além disso, estará sempre em dia com a sua saúde bucal.
Dica dos Drs. Gêmeos:
1) Permaneça calmo.
2) Localize o dente.
3) Segure o dente pela coroa e nunca pela raiz.
4) Não faça a limpeza do dente, nem escovando ou usando qualquer agente de limpeza.
5) Se não houver qualquer fratura, tente recolocar o dente no lugar 6) Se não for possível, como alternativa: a. Manter o dente úmido num copo com soro fisiológico ou com leite. b. Se não for possível o dente deve ser colocado na boca junto à bochecha ou embaixo da língua.
6) Procure o dentista imediatamente, de preferência em até 30 minutos.