O Prof. Luciano Imoto é o instrutor-chefe e técnico de defesa pessoal e aptidão física para homens e mulheres na Academi...
iNo Método Imoto que desenvolvi ao longo de duas décadas de pesquisa e treinamento do Aikido, do Taichi e do Chuteboxe, também adaptei o Yoga por duas razões principais:
1. As posturas "ásanas" massageiam os órgãos internos e nos ajudam a descobrir certos pontos vulneráveis na estrutura ósseo-muscular do corpo. Quando tomamos consciência deles, esse processo de reconexão com o sistema nervoso resulta em enormes ganhos para a saúde. E com o fortalecimento e o alongamento da coluna estimulamos e regulamos as nossas glândulas hormonais.
2. Mais do que flexibilidade, na defesa pessoal precisamos ter mobilidade, ou seja, ser capaz de nos mover não importando a situação desvantajosa em que estivermos. Isso é especialmente importante para a autoproteção da mulher nos casos de tentativas de agarramento e luta no chão. Os exercícios que tomei emprestado do Yoga serviram perfeitamente para facilitar o improviso de golpes com o uso fluído das alavancas do corpo e o controle do medo nessas situações extremas.
Atualmente as linhagens mais conhecidas do Yoga são o Hatha e o Vinyasa. No Método Imoto empregamos o conceito de um terceiro sistema de Yoga denominado Prasara que em sânscrito significa "fluxo instintivo".
Assim, enquanto o Hatha Yoga enfatiza as posturas estáticas e o Vinyasa Yoga busca sincronizar estas posturas com um determinado ritmo respiratório (Pranayama), no Prasara Yoga colocamos todos estes elementos em movimento contínuo, o que o torna muito semelhante a uma dança livre e espontânea muito prazerosa de se experimentar.
Graças a essa fluidez típica dos bailarinos, o Yoga praticado no Método Imoto amplia as possibilidades de se defender no solo em diversos ângulos, de chutar e socar com desenvoltura e ainda facilita o aprendizado dos rolamentos e das quedas melhorando a flexibilidade e o tônus muscular.
Outros praticantes de Yoga que passaram a treinar conforme o meu método observaram que os resultados são muito acelerados, mesmo quando praticavam somente por 5 minutos diariamente.
Então qual o segredo deste rápido desempenho?No caso da defesa corporal feminina, ao agregar técnicas de luta nas posturas e nos seus movimentos de transição, resgatei o potencial combativo do Yoga conforme era praticado pelos Xátrias, a classe guerreira na antiga Índia.
Com isso, além dos benefícios tradicionalmente conhecidos do Yoga, no Método Imoto cultivamos simultaneamente a segurança pessoal enquanto adquirimos doses extras de força, resistência e controle do nosso centro vital de gravidade.E em nossas aulas aquelas gorduras indesejadas se evaporam e a sua silhueta ganha novo vigor e sensualidade!
Saiba mais: Yoga na frente do computador