Psicóloga formada em 1998 pela Faculdade de Ciências e Letras, com validação e equivalência de diploma pela Universidade...
iA repetição de padrão pode ser entendida como uma "fórmula" para resolução de situações diferentes, sem adaptação. Normalmente, quando se tem um problema, de modo geral, as pessoas tendem a solucioná-lo da maneira que fizeram da última vez, pois foi isso que aprenderam como certo, principalmente se obtiveram um resultado satisfatório.
Quando a dificuldade é nova, normalmente, buscam-se respostas que deram certo com questões semelhantes. Mas, nem sempre isso é suficiente. Na busca da superação de um conflito, algumas vezes, entra-se no chamado "círculo do retorno eterno", "na repetição de padrão" e percorre-se várias vezes o mesmo caminho. Embora antigamente conseguisse um resultado satisfatório, hoje não obtém mais. O difícil muitas vezes, não é aceitar uma idéia nova, mas adaptar o pensamento antigo a uma realidade diferente.
Erros fazem parte do processo de aprendizado para chegar ao acerto. Todos conhecem o antigo e famoso ditado (ainda muito valioso) "é errando que se aprende". O problema é quando não se aprende com os erros, por total falta de reconhecimento e percepção inadequada da situação.
O erro pode gerar sensações diferentes nas pessoas. Algumas, por exemplo, não notam o que aconteceu e ai vão repetindo incansavelmente a mesma situação. Isso pode gerar, sem dúvida alguma, dificuldade no convívio com outras pessoas e um resultado pouco satisfatório. Possivelmente, o alcance de objetivos estará comprometido.
É possível também que ocorra outra coisa, a pessoa percebe o erro, mas não consegue mudar. E quanto mais se tenta e menos se consegue a mudança, mais difícil é a relação consigo próprio dentro desse contexto. Isso gera uma grande frustração, pois o erro parece estar associado a uma memória de sentimento de incapacidade.
Sentir-se incapaz, é bem complicado e doloroso. Outras pessoas, nessa mesma situação, são capazes de agir de forma bem diferente, pois quando erram, tomam consciência dos pontos em que precisam melhorar. E a partir disso, começam o processo de mudança interna que terá influencia em situações externas também.
É importante, caso você não consiga aprender a tomar consciência do que precisa melhorar quando se erra, que busque ajuda de um profissional, pois desta forma terá uma boa performance de vida e assim aprender, desenvolver e ser feliz.
Com as técnicas de hipnose Ericksoniana, Coaching de Vida, EMDR, PNL (código clássico e novo código) você poderá desenvolver habilidades que lhe ajudarão em todos os aspectos da vida que queira melhorar, pois as sessões são práticas e a profissional lhe orienta para que você aprenda os exercícios e faça-os sozinhos. Sucesso no que busca!
Saiba mais: Coaching de vida