Queloides e cicatrizes hipertróficas são decorrentes de uma cicatrização anormal da pele que ocorrem em pacientes predispostos. Estas alterações ocorrem devido a uma resposta de cicatrização exuberante, ou seja, o corpo produz uma quantidade de cicatriz maior que o necessário. Pacientes que tem um risco maior de formação de queloide são os de pele negra e os orientais, mas não significa que paciente de pele branca não poderá formar queloides. Os locais mais comuns de aparecimento de queloides e cicatrizes hipertróficas são região esternal (osso que fica na frente do tórax), ombros, braços e orelhas.
Geralmente essas alterações aparecem após queimaduras, traumas, cicatrizes cirúrgicas, perfuração de orelha, peercing, e ate após picada de insetos. Muitas vezes pode ser evitar a formação dos queloides com a utilização antecipada de curativos de silicone, não deixar tensão quando se faz uma cirurgia ou injeções de corticóide. Mas mesmo tomando todos esses cuidados, podem surgir as cicatrizes hipertróficas e queloides. Uma vez que apareçam os queloides e cicatrizes hipertróficas, esses são difíceis de tratar, com uma alta taxa de recorrência, independentemente do tratamento.
Existem alguns tipos de lasers que podem ser tentados no tratamento destas alterações, como o laser Genesis, e o Laser Lux, também pode-se tentar o uso de corticóide aplicadono próprio queloide. Existe também a crioterapia, ou seja, o tratamento com nitrogênio líquido que faz baixas temperaturas no local, que deve ser usada para pequenas lesões. A cirurgia para remoção de queloides tem um risco elevado de recorrência. Pode ser usado apos cirurgia, irradiação local, ou injeção local de alguns medicamentos.