Bacharela em Fonoaudiologia pela PUC-SP desde 1987. Atua no Conselho Regional de Fonoaudiologia: 4348/5-SP. Pós-graduada...
iÉ um distúrbio da audição no qual há um impedimento da habilidade de analisar e/ ou interpretar padrões sonoros. Desordens do processamento auditivo são diferentes de surdez, pois a criança pode ter audição normal e ter dificuldade para processar e compreender bem o que é falado.Crianças com desordem do processamento auditivo podem apresentar:
- problemas de produção de fala envolvendo os sons /r/ e /l/ principalmente- problemas de linguagem expressiva envolvendo regras da língua (estrutura gramatical)
dificuldade em compreender em ambiente ruidoso
-dificuldade de compreender palavras com duplo sentido (piadas)- dificuldades escolare resuldades em reconhecimentos de seqüências auditivas.
-
dificuldades em reconhecimento de palavras e frases na presença de ruídos.
- dificuldade no relacionamento com crianças da mesma idade
- memória auditiva prejudicada.É necessário que a criança seja avaliada por um fonoaudiólogo, para fazer uma análise completa da audição, incluindo testes especiais para avaliar o processo auditivo.
No caso de alteração, as habilidades auditivas prejudicadas podem reabilitadas.Orientações a pais e professores :
- antes de começar a falar, garanta que a criança está olhando para você, olhe ou toque nela.
- fale um pouco mais alto, sem precisar gritar.
fale mais pausado, articulando melhor as palavras.
Saiba mais: Audição em crianças
-
repita a ordem várias vezes.
- use frases mais curtas.
acrescente informações à fala da criança para que ela possa aprender novas palavras.
- no início, diminua os barulhos da casa ou da sala de aula enquanto fala com a criança: desligue o rádio ou a televisão, feche as janelas, peça silêncio...Crie situações de comunicação com a criança de pelo menos 15 minutos diários: conte histórias, cante músicas, pergunte sobre as atividades realizadas no dia.
Telefone: (11) 3661-8445
E-mail: solange_fono@bol.com.br
Site: www.fonoaudiologando.com.br