Diretora Clinica do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional. Médica graduada pela Universidade Federal de Goiás,...
iNão há motivos para resistir, as ceias de Natal e Ano Novo são deliciosas e tradicionais. Reúnem famílias, estreitam os laços com amigos e colegas de trabalho e aproximam as gerações. Não podemos alterá-las para uma versão onde os alimentos e as receitas nada têm a ver com as festas e a tradição do final de ano.
A mesa precisa do assado, da farofa, do arroz elaborado, das frutas secas, das castanhas, da rabanada e das sobremesas em geral. Mas tudo deve ser preparado para uma deliciosa noite de festas, não para uma semana de comemoração, como acontece quando exageramos nas porções e variedade, que voltam à geladeira e à mesa, várias vezes, na semana após a festa.
VEJA TAMBÉM: Receita de salada natalina light
Mesmo sem fugir do banquete usual, podemos ser criativos e cuidadosos na escolha e no preparo das ceias, para torná-las saudáveis e menos calóricas, sem retirar-lhes o sabor característico. A nutricionista e especialista do Minha Vida Ellen Simone Paiva dá as dicas para fazer uma ceia saudável:
As bebidas
Finalmente as bebidas alcoólicas. Todo nosso esforço corre grande risco de ser em vão nesse quesito. As bebidas alcoólicas são muito calóricas, apuram o paladar aumentando o consumo de alimentos, se fazem acompanhar de aperitivos muito calóricos e fazem com que deixemos de ser criteriosos em nossas escolhas.
É bom termos em mente que cada grama de álcool contém 7 calorias, enquanto carboidratos e proteínas contém 4. Cuidado com os coquetéis, pois utilizam muito açúcar, leite condensado, licores e álcool.
Indicações calóricas sobre as bebidas consumidas nas ceias
Champanhe: 1 taça (125 ml) = 85 calorias
Chope: 1 tulipa (300ml) = 180 calorias
Cerveja: 1 lata (356 ml) = 146 calorias
Vinho tinto/branco: 1 taça (100ml) = 70 calorias
Licores: 1 cálice (40ml) = 100-150 calorias
Vodca: 1 cálice (28ml) = 65 calorias
Uísque: 1 dose (28ml) = 70 calorias