Fundadora da Physio Pilates, empresa licenciada pela Polestar Education e pela Balanced Body para a América do Sul. No B...
iAs crianças de hoje vivem em um ambiente acelerado e competitivo. O resultado disso é o estresse, a falta de concentração e a má postura.
A prática de carregar mochilas pesadas, a postura relaxada em frente à TV ou ao computador e mesmo a quantidade excessiva de atividades são fatores que contribuem para que as crianças adquiram os chamados "maus hábitos" e tenham um ritmo de vida muito exigente.
Perdem com isso a postura e a saúde das crianças de hoje e dos adultos de amanhã. A concentração, a respiração, o controle, o alinhamento, a precisão, a fluência, o ritmo, o "centramento" e o compromisso com o corpo todo, elementos fundamentais para a vida das crianças e adolescentes, são a base de todos os exercícios de Pilates.
O método proporciona a cada criança, por meio dos seus princípios e exercícios, a percepção do próprio corpo e do espaço que ele ocupa, além da consequente percepção do espaço que o outro ocupa. Com isso, os pequenos ganham consciência ampla e aprendem a respeitar as possibilidades e os limites próprios e dos outros.
Saiba mais: Pilates: o que é, para que serve, exercícios e benefícios
O conteúdo trabalhado precisa ter um sentido para que as crianças o assimilem e o transformem em conhecimento. É preciso estabelecer identidade e conexões entre as aulas de Pilates e o universo no qual as crianças estão inseridas, para que, com base nisso, elas percebam os benefícios da boa postura, da concentração e da respiração correta.
Dessa maneira, elas transformarão o conceito em atitude e procedimento.A utilização de alguns acessórios, como bolas, discos de rotação e de equilíbrio, rolos de espuma e meia-lua, entre outros, responde pelo aspecto lúdico do Pilates, que desafia, desperta e estimula as crianças.
Os equipamentos também podem ser adaptados para elas e, certos objetos, como caixas de diversos tamanhos ou almofadas, são assistentes muito úteis nas aulas. Os exercícios progridem respeitando o limite de cada criança.
Entre os benefícios para as crianças que praticam o Pilates estão a organização do sistema locomotor e a melhora da postura, da concentração, do humor, do sono, da circulação sanguínea e energética, da digestão, do tônus e da flexibilidade.
Para que o trabalho seja frutífero e estimulante e para que garanta a excelência do aprendizado e a qualidade na execução dos exercícios, o ideal é praticar o Pilates duas vezes por semana, em sessões de uma hora.
A universalização do Pilates
O sonho de levar o Pilates à população infanto-juvenil já não está mais tão distante e com ele se fortalece uma crença pessoal antiga, a de que o Pilates é e será uma revolução mundial pacífica.O objetivo do projeto "Pilates para Crianças", em fase de desenvolvimento e implantação pela academia Physio Pilates, em Salvador, em parceria com a educadora Mayra Nascimento, é atender crianças a partir de oito anos. A ideia central é adaptar às crianças o repertório de exercícios de Pilates, tanto os de solo como os realizados nos equipamentos específicos do método.
Além desses exercícios, foram incluídos movimentos e brincadeiras que já pertencem ao mundo infantil e particular de cada uma das crianças, como cambalhotas, trilhas sobre objetos que desafiam o equilíbrio, jogos com bolas de diversos tamanhos e até passos de dança (quando isso faz parte da experiência da criança), sempre fundamentados nos princípios do método.
Num futuro breve, será desenvolvido um novo projeto, formatado para crianças menores. Dessa maneira, com responsabilidade e excelência, ampliamos para o universo infantil os benefícios da prática de Pilates.
Mais sobre o Pilates
Desenvolvido pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, o Pilates é um método conhecido por proporcionar bem-estar físico e mental aos seus praticantes. A técnica, realizada com o auxilio de aparelhos e acessórios simples, como bolas e faixas elásticas, desenvolve músculos fortes, alongados e mais flexíveis.
Saiba mais: Pilates emagrece? Descubra aqui!