Graduada em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Saúde Pública - Nutrição pela mesma instituição. T...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iTem versão árabe, italiana, mexicana e se você usar a criatividade, porque não uma brasileira? Os patês fazem o maior sucesso nos quatro cantos do mundo, deixando o café da manhã e lanche da tarde muito mais gostosos, porém, se por um lado eles são super saborosos e irresistíveis, por outro, quando consumidos exageradamente ou como complemento de pães e biscoitos mais calóricos, podem comprometer a dieta.
Por isso, a nutricionista do Dieta e Saúde, Roberta Stella separou algumas dicas de substituições que vão deixar seu patê muito mais saudável, mas sem perder o sabor, para que você possa incluí-los no cardápio sem peso na consciência. Veja a seguir:
Sardella
A receita italiana à base de pimentões vermelhos, cebola, azeite de oliva e pimenta-calabresa desidratada faz bem à saúde e ao paladar já que é rico em gordura insaturada e tem altas concentrações de vitamina E, beta caroteno e polifenóis. Dicas da nutricionista: "você pode substituir o aliche por anchovas ou sardinha. Mas dê preferência para a sardinha light", diz Roberta Stella.
Guacamole
A receita típica do México é feita de abacate, pimenta malagueta, coentro, tomates e cebolas picados e suco de limão. É consumida geralmente com tacos. Dicas da nutricionista: troque os tacos, principal alimento consumido com a guacamole por: barquinhos para canapés, pão sueco, pão nórdico ou mini-torradas.
Babaganush
Berinjela e pasta de gergelim são a base deste patê tradicional da culinária sírio-libanesa. Dicas da nutricionista: deguste este patê com pão sírio light ou ainda pão de forma light, pão de forma integral ou pão de forma 7 grãos.
Homus
Mais uma delícia vinda dos países árabes. Desta vez o patê leva grão-de-bico, azeite, molho de gergelim e suco de limão. Dicas da nutricionista: ao invés de comer torradas industrializadas ou feitas com pão francês, substitua por fatias de pão de forma integral, em quatro pedaços e deixe assar por aproximadamente 15 minutos.
Pesto
A base deste molho italiano é o manjericão. A receita ainda pode levar ricota, nozes, queijo parmesão ralado e azeite de oliva. Dicas da nutricionista: você pode substituir a ricota por queijo frescal light ou o queijo parmesão ralado por queijo parmesão ralado light.
Zattar
Gergelim torrado, tomilho seco, orégano e especiarias típicas do oriente conferem sabor exótico a este patê. Dicas da nutricionista: faça com ele uma receita fácil e saudável: corte tomates cereja ao meio, tire os caroços e recheie com o patê.