Humberto Veiga, autor dos livros "O que as mulheres querem saber sobre finanças pessoais" e "Tranquilidade Financeira -...
iEstava pensando cá com meus botões: quem é realmente bonito(a) perto de mim? Por que estou pensando nisso? Porque, se olharmos o relatório de vendas da Natura em 2008, a receita líquida foi de R$ 3,6 bilhões. A receita da Sadia (hoje fundida à Perdigão), por exemplo, foi de R$ 12,2 bilhões no mesmo período.
O faturamento do setor de beleza vem crescendo muito. Segundo a associação do segmento (ABIHPEC), no ano de 2008, o total do faturamento atingiu mais de R$ 21 bilhões de reais, dos quais os produtos para os cabelos representaram 24,9%, e as maquiagens responderam por outros 6,7%.
Muito bem, e agora? A questão que estou levantando neste artigo refere-se à importância econômica da beleza. Muito mais do que o simples achar-se bonito ou bonita, existe uma estrutura mercadológica voltada a desenvolver mercados, manias, hábitos e costumes que sejam associados à aquisição de bens e serviços dessa natureza.
A ideia não é a de que você saia por aí comprando ações de empresas ligadas ao setor. A concorrência é muito grande, assim como os gastos com comercialização e pesquisa e desenvolvimento, o que, geralmente, conduz a lucros pequenos.
Se você não entendeu o que falei nesse parágrafo, não se pode confundir "apurado" com lucro. Embora a receita seja alta, como há muitos custos para as empresas de beleza, o lucro não é grande.
Por trás da beleza
A questão dos custos nos leva a mais uma constatação: há o envolvimento de uma grande número de segmentos com a beleza. Agências de propaganda, empresas de comunicação (mídia), medicina e demais serviços de estética, além de um batalhão de profissionais autônomos que retiram seus rendimentos do setor.
Como há muita gente dependendo da expectativa de beleza, ela se torna mais difundida e demandada. Mas, quem é tão bonito assim perto de você? Será que a indústria ajuda? Em alguns caso, o "investimento" ajuda.
Mas não é sempre. Dessa forma, procurar uma boa dose de bom senso na aquisição de produtos de beleza pode fazer o seu saldo bancário ficar mais bonito.
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