Chef Cris MaccaroneAtuou 15 anos como Diretora de Arte em agências de propaganda de São Paulo. Atualmente é chef de coz...
iA primeira vez que tive contato com o Slow Food foi, em 1992, quando passeava por Roma, mais precisamente na Piazza di Spagna e ouvi a história da inauguração do primeiro McDonald's localizado bem em frente de onde eu estava.
O que havia acontecido? Os donos dos restaurantes vizinhos, para se oporem ao fast food, distribuíram, de graça, pratos de spaghetti al sugo para a população, evitando assim, que entrassem naquele estabelecimento por eles tão maledetto.
Eu não sei bem exatamente quando isso aconteceu, mas sei que foi criado na Itália, em 1986, o Movimento Slow Food. O movimento, criado por Carlo Petrini, não se opõe ao fast food somente na velocidade em que se faz uma refeição.
Se opõe também, ao ritmo frenético da vida atual, ao desaparecimento das tradições culinárias regionais, ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo.
Tenho certeza de que muitos de vocês selecionam alimentos saudáveis e se preocupam com a dieta sem saber que existe um movimento criado para divulgar o direito e o prazer de se alimentar de forma correta e saudável.Isso tudo se resume em qualidade de vida. A qualidade do que comemos e a qualidade de onde vivemos.
Saiba mais: Nutrição infantil