Médica Endocrinologista formada pela UNISA em 1993. Doutorado em endocrinologia pela FMUSP. Médica fundadora do Ambulató...
iDe maneira simples, a insônia pode ser definida como a dificuldade de pegar no sono ou de mantê-lo durante o tempo ideal. Em linhas gerais, pode também ser considerada como a dificuldade de dormir, ter o sono interrompido ou intranquilo durante a noite. Saiba que este mau não escolhe idade, sexo ou época e pode acontecer com qualquer um.
A princípio, é importante lembrar que existem padrões individuais, por isso não podemos generalizar quantas horas de sono uma pessoa deve ter por dia, pois algumas pessoas recarregam as energias com 4 ou 5 horas de sono, enquanto outras, precisam de pelo menos 7 horas para se sentirem descansadas.
Falta de apetite, irritabilidade, baixa resistência, fadiga excessiva e ansiedade podem ser indicadores de que o seu sono não está sendo suficiente ou que não tem apresentado a qualidade que deveria ter.
Adote hábitos mais saudáveis
Sabe-se que o sono é fundamental para uma boa saúde, pois o repouso adequado ajuda a manter o corpo e a mente mais ativos. Portanto você pode adotar algumas atitudes que vão contribuir bastante para uma noite bem dormida.
Alimentação - É recomendável evitar ingerir bebidas estimulantes como chocolate, café, guaraná, chá preto, mate e refrigerantes à base de coca, perto da hora de dormir. O ideal é não ingerir alimentos e bebidas com estes ingredientes, pelo menos 4 horas antes do sono, pois estas são fonte de substâncias como a xantina e a cafeína, responsáveis por estimular o sistema nervoso central.
Outro cuidado importante é diminuir a ingestão de alimentos gordurosos e evitar o consumo de grandes quantidades de alimentos antes de dormir. Assim você facilitará a digestão, favorecerá o sono e evitará que as colorias destes alimentos sejam armazenadas na forma de gordura, uma vez que durante a noite o metabolismo é mais lento.
Uma boa dica é fazer refeições leves e em pequenas quantidades. Um copo de leite quente pode ser de grande ajuda, uma vez que este alimento é rico em triptofano, que é percursor da serotonina, substância envolvida no processo do sono.
Outros fatores - O fumo também pode atrapalhar o sono, pois a nicotina acaba atuando como estimulante do sistema nervoso. Ao contrário do que se acredita, bebidas alcoólicas podem atrapalhar o sono, pois apesar de ajudar a relaxar e adormecer, não proporciona um sono considerado "normal".
Exercícios físicos podem ajudar desde que não sejam feitos 6 horas antes do sono, pois neste caso, prejudicam a noite de descanso. Portanto, o ideal é praticá-los o mais cedo possível. Hoje sabe-se que pessoas fisicamente mais ativas tem melhor sono, haja visto que ajudam no sistema respiratório, além de ajudarem a aumentar a profundidade do sono. Mas lembre-se, para que a atividade física traga este efeito, você deve realizá-la rotineiramente e continuamente.
Saiba mais: Mitos sobre o ronco
Receitas para os momentos antes de dormir
- Tome 200 ml de leite quente desnatado com 2 colheres de chá de mel natural de abelha e 1 colher de chá de canela em pó.
- Beba 200 ml de leite de soja batido com 50 ml de gelatina diet, já pronta e 1 gota de baunilha.
- Um chá de especiarias pode ser feito com 1 fava de baunilha, 200 ml de água quente filtrada, 1 canela em pau, meio limão e 2 colheres de chá de mel. Após deixar ferver coe e aproveite seus benefícios.