Dra. Juliana Korth é especialista em Clínica Médica e membro da Soc. Brasileira de Clínica Médica. Em 2001 foi para os E...
iMais cedo ou mais tarde, todos nos sentimos tristes. Tristeza ou solidão faz parte da vida de todo o ser humano. Mesmo sentindo-se pra baixo, na maioria das vezes continuamos a viver, sabendo que com o tempo as coisas vão melhorar, e em grande parte, melhoram. Mas, e se o tempo passar e você não se sentir melhor? E se os seus sentimentos de tristeza ficarem excessivos, interferindo no seu trabalho, sono ou lazer? E se, junto com a tristeza, você estiver se sentindo cansado ou passando por mudanças de peso? Você pode estar sofrendo de depressão.
Também conhecida como depressão clínica, transtorno depressivo maior ou depressão unipolar, é uma condição médica que existe além das situações ordinárias "de altos e baixos" do humor. Quase 20 milhões de americanos sofrem de depressão a cada ano e as mulheres são quase duas vezes mais propensas que os homens a desenvolverem o problema. Pessoas com depressão não podem simplesmente "se acalmar" e ficar melhor. O tratamento é feito com aconselhamento, medicação, ou ambos, e pode ser a chave para a recuperação.
Sintomas mais comuns
A depressão se manifesta de forma diferente em cada pessoa, mas os sintomas mais comuns são:
- Humor deprimido (tristeza), sensação de vazio, choro fácil;
- Perda de interesse ou de prazer nas atividades que você costumava gostar;
- Aumento ou perda de peso, mesmo quando não está de dieta (em geral mais de 5% do peso por mês);
- Dificuldade para dormir ou dormir demais;
- Irritação ou desassossego permanente;
- Fadiga (cansaço) ou perda da energia;
- Sensação de desvalor ou culpa excessiva;
- Dificuldade de concentração e indecisão excessiva;
- Pensamentos recorrentes sobre morte (com ou sem planejamento específico sobre suicídio).
O Tratamento da Depressão- Quando procurar ajuda?
Se você apresenta cinco ou mais dos sintomas descritos acima durante uma grande parte do dia, na maioria dos dias e durante mais de duas semanas, e se esses sintomas forem fortes o bastante para prejudicar suas atividades diárias, pode ser que você tenha depressão. É muito importante procurar ajuda médica ou mesmo aconselhamento psicológico. Com tratamento adequado, seu médico vai ajudá-la (o) a sentir-se melhor e redescobrir a alegria de viver.
Saiba mais: Cromoterapia revigorante