A palavra ShiroDhara significa em sânscrito, Shiro = Cabeça e Dhara = Fluxo. Shirodhara é um fluxo de óleo morno que fica vertendo sobre a testa, logo acima das sobrancelhas, sobre a região do Ajna Chakra e do ponto marma Sthapani. É uma das mais divinas e relaxantes terapias que se possa experimentar. Após essa terapia o paciente irradia frescor na pele, saúde, vitalidade e profundo bem estar, demonstrando sorriso de serenidade.
Este fluxo constante produz ondas circulares que vão acalmar o cérebro, produzindo um relaxamento profundo induzindo a uma espécie de meditação. A principal ênfase deste tratamento está na nutrição dos canais energéticos pelo prana, através do shirodhara. Segundo o ayurveda, não adianta cuidar do cérebro separadamente do cerebelo, do hipotálamo ou do centro motor. É necessário que se nutra o prana, pois assim a pessoa poderá alcançar um harmonioso estado de bem estar.
Vários problemas podem ser tratados através do shirodhara, como síndrome do pânico, cansaço, deficiência de libido, depressão, insônia, irritabilidade, labirintite, fobias e outros de origem neurológica.
Terapia indicada para todas as estações do ano, com cuidados no inverno e para os três doshas. De acordo com a necessidade de cada pessoa se usa um tipo de material diferente, variando assim o horário do dia e a técnica que antecede o procedimento do shiroDhara. Deve ser aplicada entre 7hs e 10hs da manhã, mas pode ser aplicado também entre 14hs e 17hs.
O paciente fica deitado sobre uma maca com a cabeça apoiado em uma almofada com desenho anatômico. Esta almofada tem um desenho anatômico apropriado para escorredor o óleo de volta ao reservatório do óleo que fica atrás da cabeça do paciente.
No formato original a maca é de madeira com um desenho apropriado para que o óleo possa escorrer e ser recolhido pela terapeuta. O Dhara (dhara patra ou bowl - reservatório de óleo pendurado acima da cabeça do paciente) deve estar a uma altura de 6 a 7 cm. O terapeuta prepara o óleo medicado adequado ao paciente na quantidade de cerca de um litro e meio. Com um fogareiro, deve-se aquecer o óleo e em seguida despejá-lo dentro do Dhara Patra (bowl). O fluxo do óleo deve ser contínuo e com temperatura no máximo dois graus acima da temperatura do corpo do paciente. Antes de acabar o óleo do Dhara Patra (bowl), deve aquecer novamente e despejá-lo de volta. Repetir o procedimento até atingir o tempo necessário da terapia.
O importante é analisar como o paciente se encontra no momento em que se realizado o shirodhara, não se ater em minutos e sim na atenção do paciente. Seguir um tempo médio de 45 minutos é o ideal, o tempo mínimo é de 30 minutos.
Método é indicado para:
Vata - Todas as doenças da cabeça e órgãos dos sentidos, perda de cabelo, perda de audição, fadiga e exaustão mental, língua acinzentada, insônia, dores de cabeça, secura da face e do couro cabeludo, constipação.
Pitta - Sensação de queimação na cabeça e no corpo, faringite, conjuntivite, excesso de suor, perda da visão, doenças no sangue, hemorragias, icterícia, herpes, língua amarelada, urina e fezes amareladas ou esverdeadas.
Kapha - Excesso de sono, peso no corpo, indigestão, muco em excesso, obesidade, digestão fraca, língua esbranquiçada, fezes e urina branca, perda de apetite, repulsa por comida.
Benefícios
Estimula o Prana Vata, relaxamento profundo, revigora o corpo e a mente estimulando a memória cognitiva. Tem um profundo efeito positivo para a recuperação na queda de cabelo, utilizando um óleo adequado. Harmoniza os comandos do sistema nervoso central. Muito utilizado para paralisias cerebrais em geral. Desarmonia Vata e Kapha obtém um resultado muito gratificando, pois harmoniza a mente e equilibra a mente.
Saiba mais: Por que fazer terapia?
Contra Indicações
-
Quando o fogo digestivo estiver muito alto ou muito baixo
- Artrite reumatóide
- Excesso de kapha
- Vômitos
- Indigestão e anorexia
- Enfermidades abdominais e do metabolismo
- Na gravidez
- Amidalites
- Diarréia
- Alcoolismo ou quando a pessoa estiver embriagada