Quem nunca teve medo de ir ao dentista? Pois é, a evolução da ciência e tecnologia beneficia todas as áreas de atuação do ser humano, incluindo a odontologia.
Nós que somos cirurgiões-dentistas, estamos sempre em busca de técnicas instrumentais e aparatos que possam minimizar os desconfortos e temores que o paciente possa ter ? deixando- o mais confortável em um local mais agradável.
Muitos consultórios e clínicas odontológicas apresentam uma decoração intimista, com cores suaves e calmantes, que não alimentam estresse ao paciente.
O cheiro do consultório dentário, que antes era caracterizado pelo eugenol (um óleo essencial de cheiro bem forte), foi alterado para os aromas de erva-cidreira, limão e cítricos, que acalmam.
Atualmente é possível transportar o paciente para lugares bem mais tranquilos, através do auxílio de equipamentos de imagem e som, por exemplo, para uma paisagem paradisíaca.
Tudo acontece enquanto ele está sendo submetido a procedimentos cirúrgicos. Os equipamentos (instrumentais), utilizados por dentistas modernos, tendem a ser cada vez menores e mais delicados, empregados com excelência, através de microscópios operatórios ou lupas de grande aumento, para que haja excelência na precisão e previsibilidade nos resultados esperados.
Tecnologia nas cirurgias
As cirurgias estão cada vez menos evasivas, focando em procedimentos mais delicados, planejados e com adequado cuidado pré e trans-cirúrgico, deixando o pós ? operatório mais confortável, para a surpresa de muitos pacientes.
O ajuste de protocolos medicamentosos específicos é mais bem fundamentado na literatura científica, com a utilização de equipamentos de alta tecnologia, como ultra-sons para a cirurgia piezo-elétrico e lasers de baixa intensidade para terapia pós-cirúrgica.
Os procedimentos reduzem significativamente o risco de inchaço, dor, hemorragia e/ou infecção após a instalação de implantes, extrações dentárias ou a realização de enxertos ósseos, por exemplo.
A tecnologia auxilia o trabalho do dentista, na medida em que facilita a execução da técnica e tranquiliza o paciente. Todavia, todo o aparato disponível não diminui a importância de quem está por trás dele.
A confiança do paciente no seu dentista é fundamental para o êxito do tratamento, seja ele preventivo, cirúrgico, restaurador e/ou estético. Se o seu dentista consegue transmitir confiança, domina a técnica e utiliza as mais modernas tecnologias disponíveis, tenha certeza: você está em boas mãos.