Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Todo mundo sabe que fast food não faz bem para a saúde e atrapalha na hora de emagrecer. Mas e quando bate aquela vontade de comer um bom lanche? Pois saiba que, mesmo de dieta, você pode se dar a esse luxo. "Todos nós podemos ter pecados alimentares vez ou outra.
Mas, quando pensamos em fast food, sempre devemos lembrar que normalmente as preparações são gordurosas e salgadas, portanto devemos reservar esses alimentos para alguns dias no ano", aconselha a nutricionista do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unifesp) Salete Brito. Porém, antes de sair se jogando no sanduíche, é bom entender a má fama desse tipo de refeição.
Esses alimentos são um dos responsáveis pelos Estados Unidos serem o país com o maior índice de obesidadedo mundo, além de terem mais da metade da população adulta acima dopeso e com expectativa de viver menos que seus pais, de acordo comestatística do Centro de Controle de Doenças.
Os pratos das lanchonetes de fast food normalmente carecem de nutrientes e contêm excessivas quantidades de gordura e sódio, mineral que contribui para retenção de líquido no corpo, aumento de problemas cardiovasculares e hipertensão. Porém, hoje em dia é tendência oferecer opções mais leves. "Conhecendo os alimentos oferecidos por essas redes, basta ter disciplina para optar pelas refeições mais saudáveis", afirma a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella.
Dicas para não exagerar
Para não deixar você na vontade e evitar que o fast foodanule todos os seus esforços para perder quilos, Roberta dá algumasorientações. Em lanchonetes, peça salada, grelhado e suco ou chá gelado. Optar pelas saladas, em vez da combinação sanduíche e batata frita, faz o número de calorias da refeição despencar. Caso não resista, escolha um sanduíche pequeno, com salada e refrigerante light.
Em pizzarias, a regra básica é nunca ir a rodízios. Prefira os restaurantes a la carte e opte por recheios magros, evitando queijos, calabresa e bacon, e por massas finas. Passe longe de massas grossas e bordas recheadas com cheddar e catupiry.
Para beber, vá de suco natural. Se quiser uma bebida alcoólica, a melhor opção é uma taça de vinho.
Quando estiver em cafeterias, diga não aos pães de queijos. Se eles forem irresistíveis, fique com uma unidade média. Para economizar mais calorias, o tradicional café espresso deve ser com adoçante ou substituído por um suco natural.
Na hora da sobremesa, fuja de sorvetes, tortas e bolos. A salada de fruta, além de ser docinha, dá muitos nutrientes ao corpo como vitaminas e minerais.
Fast food caseiro
O lanchinho feito em casa, com hambúrguer grelhado, pão integral e muita salada, é sempre a melhor opção. Quando você prepara o fast food, ainda pode controlar a quantidade de sal e gordura.