Na hora das brincadeiras, que tal colocar os pequenos em contato com a água? "A água é velha conhecida como uma ótima ferramenta para o desenvolvimento da criança. O bebê já é adaptado ao meio líquido na barriga da mãe, onde já começam a fazer movimentos", diz a psicopedagoga Tânia Cristina Oliveira.
Os exercícios feito dentro da água trabalham todas as partes do corpo e auxiliam o desenvolvimento cerebral. A natação ajuda no relaxamento muscular, traz alívio das dores musculares, melhora a postura e ainda favorece a orientação espaço-temporal da criança.
Além disso, há os benefícios do desenvolvimento social, pois as atividades ajudam na capacidade de enfrentar desafios e de se integrar com outras crianças ou com as mães, no caso das aulas em que há acompanhamento. A seguir, saiba como fazer as brincadeiras na água mais divertidas e educativas.
Jogo do Bob Esponja
O grupo é dividido em duas equipes, dispostas em fila próximas à borda da piscina. O primeiro jogador deverá estar com uma esponja na mão, posicionado de frente a uma tigela que estará na borda da piscina. Ao sinal do recreador, o jogador levará a esponja molhada até a tigela, apertando-a e desejando toda a água nela contida. Passa-se a esponja para o próximo jogador, e assim sucessivamente. Quando todos os jogadores das equipes passarem pela esponja, verifica-se qual tigela tem mais água, que vence. Como variação pode utilizar as camisetas em vez das esponjas.