Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Se você tende a desanimar toda vez que tenta um exercício novo que tal tentar a escalada? Um esporte completo, praticado em grupo e que trabalha com metas e objetivos para que você nunca se sinta desmotivado.
Ao contrário do que muita gente pensa, a escalada é um exercício leve, que pode ser praticado por pessoas de ambos os sexos e qualquer idade. "Uma pessoa que nunca escalou consegue avançar no esporte tranquilamente e pode até mesmo usá-lo como uma alternativa à musculação normal", explica Luís Fernando Barreiro, professor da da Casa de Pedra.
A escalada é um esporte de baixo impacto, por isso não representa complicações para quem tem problemas na articulação. Uma hora de atividade queima, em média, 700 calorias. A vantagem é que você pode alternar entre um treino de resistência e um treino de explosão (força).
A escalada indoor é feita sempre em duplas. Mas isso não significa necessariamente que você precisa levar um amigo. Em academias especializadas qualquer instrutor poderá ajudá-lo a encontrar um parceiro. Ele ficará na outra ponta da corda, ajustando o comprimento da corda, enquanto você sobe. Assim, se você cair de repente, não vai descer mais do que alguns centímetros. A maioria das academias trabalha com freios auto-blocantes, então mesmo que seu companheiro se descuide, o freio será acionado automaticamente em uma eventual queda.
Não se preocupe se você estiver acima do peso. Os equipamentos seguem normas de qualidade rígidas e são feitos para aguentar um impacto de até 3 mil e 500 quilos.
Também há uma parede, conhecida como "boulder", onde você escala sem equipamentos. São trechos curtos, de até quatro metros, com colchões embaixo para amortecer a queda. Essa parede é ideal para praticar a progressão lateral, sem ganho de altura, ideal para treinos longos de progressão lateral.
A escalada é um esporte completo, que trabalha todos os membros do corpo, em especial o antebraço e panturrilhas. Mas para se sair bem não é preciso força, e sim técnica. Os iniciantes tendem a se cansar mais rápido porque usam mais os braços, em detrimento das pernas. Mas, com o passar do tempo, você aprende a usar mais os membros inferiores, distribuindo o esforço.
Outro quesito que pesa no desempenho é a estratégia. Uma pesquisa da Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo mostrou, por exemplo, que peso e força são fatores secundários. Quem se sai melhor na escalada é aquele que consegue traçar uma rota mais inteligente.
A prática da escalada requer os seguintes equipamentos (que podem ser alugados na própria academia):
Cadeirinha - presa nas pernas e cintura, ela fixa o aluno à corda;
Corda - presa à cadeirinha do aluno, ela garante a segurança de quem está escalando. A corda passa pelo freio, que é controlado por um companheiro, em solo;
Saco de magnésio - preso à cintura, o carbonato de magnésio serve para secar as mãos, dando mais aderência às garras;
Sapatilhas - calçado com solado de borracha mais aderente .
Saiba mais: Caminhada alivia a vontade de comer