Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Em dezembro de 2010, o Brasil lembrou os 10 anos da maior conquista do tênis nacional. Gustavo Kuerten é até hoje um ídolo do esporte nacional e suas conquistas popularizaram o tênis no país. Um esporte que desenvolve força muscular, capacidade cardiovascular e ainda emagrece.
"O tênis em si é uma atividade bem completa, que trabalha a força, capacidade de explosão e agilidade", explica o professor de tênis Giann Fernandes da Silva. O esporte também proporciona um alto gasto energético de, em média, 500 calorias por hora, além de melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade e a coordenação motora. "A liberação de endorfina também é muito grande porque é um esporte muito emocionante", explica Giann.
Além de aumentar o condicionamento físico, o tênis trabalha a concentração e capacidade de decisão. É uma atividade que tem muitos movimentos de parada brusca, principalmente em quadras rápidas. Alongue-se bem antes de começar a treinar para evitar lesões.
O auxílio de um profissional vai lhe ajudar a desenvolver uma técnica segura para executar os golpes e segurar a raquete. Giann afirma que a escolha da raquete também é algo muito pessoal. A mais recomendada para iniciantes é a oversize. Ela tem a cabeça grande e, consequentemente, uma superfície de corda maior, o que facilita a vida de quem está começando. Na hora de escolher a raquete também é preciso levar em conta o material. Para os amadores, o ideal são as feitas de alumínio. Intermediários podem optar pelas de grafite.
A escolha do calçado certo também é importante. Opte por um tênis de solado chapado (reto), que não tem curvas, como os tênis de corrida. O amortecimento deve ser satisfatório e adequado ao peso da pessoa.
No geral, não há contra-indicações. Pessoas que têm problemas no joelho, que impeçam o deslocamento, devem procurar um médico, antes de começar a treinar. Os problemas mais comuns, enfrentados pelos adeptos do esporte, são tendinites nos tornozelos e nos joelhos por conta dos movimentos repetitivos. Lesões no punho também são frequentes. Para evitá-las, o ideal é conciliar a prática do tênis à musculação, para dar suporte à musculatura.
O tênis pode ser praticado por pessoas de ambos os sexos e todas as idades. Até mesmo por deficientes físicos, ou visuais. "Hoje em dia já existem campeonatos que cadeirantes e cegos podem disputar", explica Giann.
Saiba mais: Caminhada alivia a vontade de comer