Médica especialista em Dermatologia e Nutrologia. Pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética.
Com a chegada do outono, todo mundo fica com mais preguiça de ir à paria ou piscina pra manter o bronzeado. Hora de dar adeus à cor douradinha conquistada no verão, certo? Errado! Com autobronzeadores e uma alimentação correta, você dá conta, sim, de manter o bronze. E, cá entre nós, de um jeito bem mais saudável do que ficar se expondo ao sol. Isso porque a cor queimada que vem do sol é uma defesa da pele contra a radiação. O melhor mesmo é um bronzeado longe do sol. Quer ver como?
Alimentos ricos em caratenoides
Essas substâncias nada mais são do que pigmentos naturais, responsáveis pela coloração que vai do amarelo ao vermelho. Eles estão presentes em algumas espécies vegetais, na corrente sanguínea e em tecidos humanos e de outros animais. Entre suas funções estão absorção de luz, atividade antioxidante, e diminuição do risco de doenças degenerativas e de câncer. Entretanto, o que mais chama a atenção dos cientistas é a capacidade que alguns carotenoides apresentam de converter-se em vitamina A no organismo.
Por que bronzeiam e quais os alimentos que mais auxiliam?
Existem cerca de 600 tipos de carotenoides, porém menos de 10% deles são precursores da vitamina A. O betacaroteno é o carotenoide que mais funciona no quesito cor de verão. A cenoura é um dos alimentos mais famosos por conter essa substância, um antioxidante que quando transformado em vitamina A age ativamente na recuperação da pele e auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por conferir o aspecto bronzeado. Além da cenoura, batata-doce, abóbora, beterraba, mamão papaia, manga, brócolis e espinafre favorecem um bronzeamento mais rápido.
Quanto comer?
Você precisa de grandes quantidades (de 15 a 25mg por dia) de alimentos ricos em betacaroteno, mais ou menos duas cenouras e um mamão papaia. Mas também é possível recorrer às cápsulas complementares, que devem ser receitadas por um médico. Além disso, incluir no cardápio alimentos ricos em vitamina C, como acerola, limão, kiwi e laranja, também auxilia no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.
Eles são o suficiente?
Para saber se você está ingerindo o necessário, olhe com atenção as palmas das mãos. Se estiverem amareladas, é sinal de acúmulo da substância. Os carotenoides também tendem a se depositar em áreas mais oleosas do corpo, como a testa e as costas. Nas pessoas morenas, a coloração produzida pelo nutriente tende a dar um aspecto dourado (por isso é importante começar a comer esses alimentos quando ainda está bronzeada, mesmo pra quem for mais branquinha). Para o estoque na pele diminuir e a coloração desaparecer, basta interromper a ingestão. E não se preocupe: esse pigmento não apresenta efeito tóxico no caso de uma superdosagem. O organismo só irá sintetizar o betacaroteno em vitamina A quando for necessário.
Autobronzeadores
As farmácias e lojas de produtos de beleza estão lotadas de opções desse cosmético, que normalmente vem em forma de hidratante autobronzeador. Eles não causam nenhum mal à sua pele, o único problema é que podem manchar se você não seguir corretamente as instruções. Por isso, vamos a elas!
- Esfolie o corpo com bucha vegetal ou um esfoliante adequado antes de aplicar o autobronzeador para remover as células mortas, deixar a pele lisa e garantir um bronze perfeito.
- Aplique em pequena quantidade para cada parte do corpo. Essa técnica ajuda a evitar marca de dedos e manchas. Depois, é preciso esperar o produto secar por 30 minutos antes de colocar a roupa.
- A aplicação do produto precisa ser feita na pele limpa e completamente seca. Para evitar a hiperpigmentação das mãos, que ficarão em contato com o produto durante toda a aplicação, use luvas cirúrgicas ou lave depois com muito sabonete e água.
- Espalhe o autobronzeador de baixo para cima (dos pés em direção ao rosto), evitando as dobras pelo corpo e as partes mais grossas, como cotovelos e joelhos, que são mais escuras naturalmente.
Peça para alguém aplicar o produto nas suas costas. Nas mãos, depois de lavá-las, espalhe uma pequena quantidade do creme, para que fiquem com a mesma cor do corpo.
-Use, de preferência, duas vezes ao dia. Assim, o bronzeado está garantido. E não escolha o produto pelo preço mais baixo, converse antes com seu dermatologista.
Vale lembrar que não há milagre capaz de deixar uma pessoa de pele branquinha supermorena. Quem é mais clara, por mais que se alimente com betacaroteno e use autobronzeador, irá apenas ganhar uma cor mais de saúde. Nunca, jamais, fique tostando sob o sol sem protetor solar! Isso é uma prova de desamor à sua pele e saúde.
Saiba mais: Dicas para deixar a pele linda no verão