Regina Silva é especialista em coaching de vida e psicóloga clínica há 25 anos. A profissional dirige o Gyraser Centro...
iEm certos momentos se alguém perguntar como você está rapidamente, a resposta será "Estou bem". Porém, internamente, uma voz afirmará que não está tudo ótimo, que falta algo para isso, mas que realmente não tem clareza sobre o que precisa ou se isso é importante.
O sentimento de que falta algo gera um descontentamento que, diferente da desmotivação, não faz você sentir-se mal, mas sim incompreendido. É como fazer reclamações que nem mesmo você sabe o que é, sendo que tantas outras pessoas e, principalmente, as próximas e tão queridas estão realmente desmotivadas ou passando por dificuldades reais.
Seria o caso de fazer como a escritora do livro "Comer, Rezar e Amar" e tirar um período sabático. Mas, para procurar o que? Encontrar quem? Nesses momentos, antes de tomar uma atitude intempestiva, uma decisão que depois certamente será difícil reverter, talvez seja o momento de buscar ajuda especializada para que você possa compreender o que está acontecendo.
Talvez, o ideal seja adiar o pedido de demissão, o término ou o início de um relacionamento, para avaliar como realmente você está dentro da sua realidade e do seu contexto de vida. Até mesmo para analisar se esta falta não seria camuflada por uma tomada de decisão mais radical para aparecer novamente lá na frente com outra roupagem.
O momento é de indecisão e confusão, perfeito para avaliarmos a nossa vida. Para isso, vamos usar uma ferramenta de coaching. Analise a lista abaixo e avalie cada área com a honestidade e transparência que somente você pode ter com você mesmo. Considere este o primeiro passo para buscar entender a insatisfação que esta rodeando a sua vida.
Imagine que cada uma das áreas abaixo possa dar para você somente 10% de satisfação. Dê sua nota, de 0 a 10, para item da Roda da Vida:
- Social;
- Familiar;
- Afetivo;
- Profissional;
- Financeiro;
- Físico;
- Lazer;
- Emocional;
- Espiritual;
- Sonhos.
Assim que você terminar o exercício, avalie o todo e note qual, ou quais áreas, estão tão desequilibradas que provocam esta sensação negativa em sua vida. Em seguida, some as notas e verifique abaixo onde está a sua satisfação global. Neste momento, você terá clareza sobre o que realmente está deixando-o insatisfeito.
-
Entre 76 e 100: Você pode considerar-se feliz, uma pessoa realizada com a sua vida e, provavelmente, fez o exercício para tentar se conhecer um pouco melhor. Parabéns! Possivelmente, você trabalha em mudanças há algum tempo e, agora, colhe os frutos. Mantenha esta mesma postura.
- Entre 51 e 75: É o momento de questionar o que realmente o incomoda. Talvez esteja na hora de buscar uma terapia para entender o que você realmente deseja para a sua vida. Para todos, você demonstra estar satisfeito, porém, sabemos que quem está nesta faixa pode ter este sentimento positivo por estar vivendo um período de acomodação. Aproveite este momento, pois você tem a possibilidade de avaliar mudanças, de acordo com seus objetivos futuros, com calma, tempo e energia disponíveis.
- Entre 26 e 50: Pode ser a grande chance de fazer as mudanças que serão responsáveis por consideráveis diferenças em sua vida, pois você está insatisfeito. Avalie tudo e verifique o que precisa ser modificado para gerar uma melhora no seu desempenho e realização. Considere a possibilidade de buscar um profissional para auxiliá-lo. Talvez a melhor indicação neste caso seja um coaching, pois você precisa redefinir seus objetivos e criar um plano de ação.
- Entre 0 e 25: Significa que você está insatisfeitíssimo. É o momento de buscar urgentemente uma nova possibilidade em sua vida. Talvez você não tenha nem tempo ou energia para grandes planos, precisando buscar formas de mudanças rápidas. Porém, é indicado buscar ajuda, para que num segundo momento você possa começar a realizar seu planejamento de curto, médio e longo prazo.
Agora, você já tem uma percepção melhor sobre as áreas da vida. Então, talvez, você já tenha condições de olhar para o que está provocando esta insatisfação pessoal que gera desconforto e influencia no bom andamento das suas realizações.
Boa sorte no seu caminho em busca da realização.
Saiba mais: Por que fazer terapia?