Graduado em medicina pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), tem especialização em ortopedia e em cirurgia da colu...
iA coluna vertebral é uma aliada do ser humano. Graças a ela nós podemos executar diversas atividades como, por exemplo, agachar para pegar um objeto que caiu no chão. Porém, na maioria das vezes, não damos maior atenção e cuidado à nossa coluna, prejudicando assim a saúde e ocasionando dores que atrapalham na execução de ações simples.
Para manter ou restabelecer a saúde da sua coluna, é necessário ter cuidados simples, mas que fazem toda a diferença. É muito fácil fazer movimentos errados ao levantar objetos, o que acaba machucando a coluna. Na hora de levantar um objeto corretamente, você deve chegar o mais próximo possível dele, flexionar os joelhos com as costas bem eretas e abaixar para pegar o objeto. Procure deixá-lo na mesma altura dos seus braços e então vá esticando os joelhos para levantá-lo. Se sentir que é pesado para você, não faça esforço demais e chame ajuda.
Dormir bem também é importante para nossa saúde, de uma forma geral. Nosso corpo necessita de uma boa noite de sono para se recuparar do desgaste do dia-a-dia. E, para que haja uma boa reidratação de muitos órgãos, como os discos da nossa coluna, o sono é muito importante. Dormir de lado com um travesseiro entre as pernas alivia um pouco mais a tensão e permite um alinhamento mais suave de toda a coluna. Investir num colchão e num travesseiro que ajude neste alinhamento é muito importante e alivia a tensão no pescoço. Avalie sempre o prazo de validade e mude frequentemente a posição do colchão para evitar que ele fique com irregularidades.
Realize alguns alongamentos básicos com suavidade todos os dias por toda a sua coluna. Esses simples exercícios ajudam na flexibilidade e no bom funcionamento das articulações e dos nossos músculos durante o dia, além de previnir a ocorrência de lesões. Muitos problemas de dor nas costas podem estar relacionados a uma musculatura posterior da coxa muito tensa e encurtada, podendo levar à alterações posturais.
Manter o corpo ativo contribui para a saúde da sua coluna. Não importa se em uma academia, caminhando, de bicicleta, nadando ou brincando com os filhos - o melhor para a coluna é realizar atividades que combinem alongamento com fortalecimento e atividades aeróbicas. Além disso, praticar atividades físicas ajuda a manter um bom peso, contribuindo para a queima de gordura. Uma pessoa acima do peso recebe mais sobrecarga, exigindo assim mais da sua coluna, incluindo os músculos, articulações, discos e ligamentos que estão ali atrás.
Manter-se hidratado auxilia a manter uma boa elasticidade e boa lubrificação do nosso corpo. A maior parte dele é composta por água, especialmente os nossos discos que ficam entre os ossos da nossa coluna. Se o disco se desidrata, facilita o aparecimento de protusões e hérnias, que podem vir a causar fortes dores. Lembre-se de se hidratar bastante ao longo do dia - isso vai ajudar no bom funcionamento de todo o corpo e também de sua coluna.
Outro cuidado que toda pessoa deve ter está relacionado à postura. Hábitos adequados no cotidiano previnem inúmeros problemas. Uma boa postura previne contraturas musculares, dores lombares e cervicais, hérnias de disco, ciática, problemas nos punhos, entre tantos outros. Tenha certeza que sua estação de trabalho, quer você utilize um computador diariamente ou faça esforços, esteja adequada para a sua altura e suas características. Escolha uma cadeira com apoio lombar, mantenha os joelhos dobrados a 90 graus, com os pés apoiados confortavelmente no chão, não fique segurando o telefone com o pescoço e planeje "paradinhas" ao longo do dia, mudando de posição e fazendo alongamentos leves. Esses movimentos também auxiliam na sua saúde mental, aumentando a sua produtividade.
Por fim, não ignore problemas ou dores na coluna. Apesar de ser comum sentir dor nas costas ocasionalmente, elas podem indicar que algo não está indo bem, principalmente se as dores forem frequentes. Deixar para depois pode piorar o problema e torná-lo mais sério. Procure um profissional para orientá-lo a tomar as melhores condutas para preservar seu bem mais precioso: a sua saúde. Incorpore estas pequenas dicas no seu dia-a-dia e permaneça saudável.
Saiba mais: Hérnia de disco