Logo mais é verão no Brasil. É nesta hora - em que se começa a pensar em sol, biquíni e praia - que o tormento da celulite volta à tona na mente das mulheres que se preocupam com o corpo, que fica mais exposto nesta época do ano. Agora você já pode entender melhor porque aparecem os temidos furinhos na pele, suas causas e como trata-los. Acompanhe abaixo.
1 - Por que a celulite aparece?
R - Ela se forma porque há uma predisposição genética que altera o funcionamento dos vasos linfáticos (que drenam a linfa, líquido que banha todos os nossos tecidos, inclusive a gordura). Esses vasos acabam drenando pouco este líquido da hipoderme. Também há a formação de fibrose neste tecido, o que atrapalha ainda mais a drenagem desta substância por estes vasos, formando bolsões de líquidos. Além da predisposição genética, os principais fatores que fazem com que a celulite apareça são o sedentarismo e o sobrepeso.
2 - A celulite é dividida em graus? Quais as características de cada grau?
R - Segue abaixo.
GRAU 1 LEVE: ela não é vista ou sentida. Os vasos estão mais permeáveis e as toxinas começam a se instalar. Se a pele for apertada com força, vão aparecer furos minúsculos.
GRAU 2 VISÍVEL: a pele tem um aspecto acolchoado. O sistema linfático está comprometido. Se a pele for apertada, fica amarelada, porque há acúmulo de líquidos. É o começo da formação dos edemas. Não é preciso comprimir a pele para notar os furinhos
GRAU 3 INTENSA: a superfície da pele tem aspecto de gomos visíveis e os nódulos podem ser sentidos ao toque. A textura da pele torna-se áspera e os poros ficam dilatados. Começam os primeiros sinais de dor e o inchaço é bem evidente. Com a circulação comprometida, sente-se a pele mais fria.
GRAU 4 GRAVE: a celulite fica evidente até mesmo sob as roupas. As fibras formam nós e as células de gordura se agrupam de tal forma que criam nódulos, prejudicando a circulação. Os nervos podem ser comprimidos, o que faz a região ficar endurecida e dolorida. Com a circulação comprometida, fica difícil eliminar as toxinas e isso agrava ainda mais a celulite.
3 - Quais partes do corpo acumulam mais celulite? Por quê?
R - São as áreas ginóides, ou seja, glúteos, coxas e culote, embora possam aparecer no abdômen e braços. Isso ocorre porque esse é o ponto do corpo feminino que mais tem gordura propícia para tal surgimento (mais uma vez, há um regimento genético para tal).
4 - Quais hábitos fazem com que a celulite aumente?
R - Principalmente o ganho de peso exagerado em um período muito curto, associado à baixa atividade física e maus hábitos, como o fumo, que reduzem a perfeita irrigação sanguínea na gordura.
5 - É importante aplicar o creme anticelulite e firmador no corpo com a massagem correta? Por quê? Quais são os resultados reais? O que traz de benefício em um ano?
R - Ele, sem uma dieta organizada, atividade física e mudanças de hábitos de vida (parar de fumar, beber muito líquido) não traz resultados benéficos. Não dá para quantificar o resultado em um ano, pois depende do afinco da pessoa nestas questões, bem como do grau da celulite.
6 - Comer comidas gordurosas aumenta a celulite? Existe algum outro tipo de alimento que faça a celulite ser mais incidente? Roupa justa facilita o aparecimento de celulite?
R - Qualquer alimento em exagero, que faça a pessoa a ganhar peso, é maléfico para a celulite. Ademais, nenhum tipo de roupa aumenta este risco.
7 - Tomar chá verde e bastante água são dois cuidados bem divulgados pra prevenir a celulite. Por quê?
9 - Por que os homens não têm celulite? É uma questão hormonal?
R - Não só hormonal, mas genética. A genética do homem faz com que ele tenha uma gordura mais densa, ou seja, menos frouxa que, junto aos seus hormônios - que não permitem o acúmulo de líquidos na hipoderme -, faz com que eles tenham menor propensão à celulite.
Saiba mais: Mantenha distância da celulite