Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Diversos estudos relacionaram ondas de calor a um aumento do risco de doenças cardíacas. Agora, uma nova pesquisa que será apresentada em Washington D.C. (EUA) na 22ª reunião anual da North American Menopause Society sugere uma ligação entre a menopausa e o aumento do colesterol.
Para a análise, foram acompanhadas três mil mulheres entre 40 e 50 anos durante sete anos, período em que elas entraram na menopausa. Depois considerar outros fatores de risco de doenças cardíacas, eles descobriram que ondas de calor e - em menor grau - sudorese noturna, típicas da menopausa, favorecem o colesterol.
Os resultados mostraram que quanto mais ondas de calor as mulheres tinham, mais chances de ter um nível elevado de colesterol ruim (LDL) e bom (HDL).
Como o aumento do colesterol LDL é um fator de risco para ataque cardíaco e derrame e o aumento do HDL está associado a uma diminuição das chances desses mesmos eventos, os pesquisadores alertam apenas para que, nesta fase, a mulher faça consultas regulares ao cardiologista.
Alimentação correta diminui efeitos da menopausa
A menopausa pode apresentar diversos efeitos no dia a dia da mulher. Ondas de calor, suor noturno, irritabilidade, ansiedade, insônia, cansaço e diminuição da atenção e memória são alguns dos incômodos dessa fase em que a mulher deixa de produzir hormônios, entre os 45 e 55 anos.
A busca por solução ou, até mesmo, a diminuição dos sintomas passa a ser rotina das mulheres. Todavia, existe um aliado natural que pode ser bastante benéfico: os alimentos. Confira alguns deles:
Vitamina E: diminui as ondas de calor.
Fontes: Sementes oleaginosas e óleos vegetais.
Vitamina B6: importante para a formação de neurotransmissores (triptofano), melhora o bem estar.
Fontes: cereais integrais, ovos e grãos.
Vitamina C: necessária para síntese de hormônios ovarianos.
Fontes: Frutas cítricas.
Ácido Fólico: ajuda a repor DNA e diminui o risco de câncer de mama.
Fontes: vegetais verdes escuros.
Magnésio: age no bom humor, no relaxamento muscular e na formação de neurotransmissores.
Fontes: cereais integrais, grãos, beterraba e sementes oleaginosas.
Cálcio: essencial para garantir a massa óssea e contração muscular.
Fontes: Vegetais verdes, leite e derivados.
Saiba mais: De bem com a menopausa