
Médica nutróloga, especialista em medicina da qualidade de vida

Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.

Com a interrupção natural da produção dos hormônios estrogênio e progesterona, pessoas que menstruam começam a enfrentar a menopausa. A fase é marcada por sintomas incômodos como ondas de calor, sudorese notura, insônia e mudanças de humor.
A reposição hormonal é o tratamento mais efetivo no combate aos sintomas da menopausa, mas outros fatores podem ajudam na redução desses fenômenos, como o consumo de determinados alimentos, como o edamame. Entenda mais!
Saiba mais: Menopausa: mulheres perdem mais de 2 horas de sono por noite
Edamame reduz os sintomas da menopausa?
Alguns estudos, como o publicado no Journal of Clinical and Diagnostic Research, apontou que o consumo de edamame pode aliviar sintomas colaterais da menopausa, como fogachos, irritabilidade, depressão e osteoporose. Isso se deve ao efeito estrogênico do alimento devido à presença de isoflavonas de soja – compostos naturais com estrutura química semelhante ao estrogênio – em sua composição.
Outros benefícios do edamame
O edamame nada mais é do que os grãos de soja colhidos ainda verdes, antes de amadurecerem completamente. Normalmente, são servidos cozidos ou no vapor, ainda dentro da vagem. É considerado um superalimento por ser rico em vitaminas A, B, C, E, K, cálcio, antioxidantes, ômega 3, niacina, magnésio, fibras e proteínas.
“Uma xícara de edamame tem, em média, entre 14 e 18 gramas de proteínas. É bastante, principalmente se formos comparar com outros vegetais. É um alimento que tem praticamente todos os aminoácidos essenciais”, informou a nutróloga e endocrinologista, Valéria Goulart, em entrevista prévia ao MinhaVida.
O ingrediente é baixo em carboidratos e uma ótima opção para adeptos de dietas veganas ou vegetarianas. Alguns outros benefícios do edamame são:
- Auxilia no funcionamento do intestino
- Ajuda na perda de peso
- Favorece a saúde cardiovascular
- Reduz as taxas de colesterol ruim (LDL)
- Fortalece a imunidade
- Auxilia no tratamento da depressão
- Ajuda na saúde ocular
- Fornece aminoácidos essenciais a saúde
Saiba mais: 5 super comidas e quais doenças elas mantêm longe da sua vida