Saber se relacionar é uma arte que pode ser sempre aprimorada. Para ajudar no seu dia-a-dia a entender atitudes ou situa...
iMesmo que no inverno seja mais comum sentir vontade de ficar em casa por causa do tempo frio, muitas pessoas se sentem bastante desmotivadas para começar a fazer exercícios físicos quando o clima está mais quente. Mas, essas pessoas devem lembrar que é recomentando manter um estilo de vida saudável em qualquer estação do ano, já que o sedentarismo pode afetar tanto o estado físico quando o psicológico das pessoas.
A falta da prática de exercícios físicos pode causar problemas em todo o nosso corpo. Ele aumenta as chances de entupimento dos nossos vasos sanguíneos por placas de gorduras, diminui a eficiência do nosso pulmão e sobrecarrega o coração. A pior parte é que, muitas pessoas que não praticam exercícios físicos, também têm outros hábitos nocivos à saúde, como o tabagismo e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Esse trio aumenta consideravelmente o risco de morte.
Por isso, praticar esportes, ir à academia ou até mesmo optar por caminhadas é uma excelente opção para o indivíduo que deseja ficar longe dos problemas sedentários e colher os seguintes benefícios.
- Impede a alta da pressão arterial
- Previne o diabetes
- Evita problemas cardiovasculares
- Facilita o metabolismo de gorduras e açúcares
- Promove o relaxamento muscular, melhorando inflamações e atrofias músculo-esquelético
- Melhora a função pulmonar- Atrasa o processo de envelhecimento
- Auxilia o condicionamento físico e na qualidade sexual do indivíduo
Psicólogo e o exercício físico
Mas, a falta de motivação pode ser muito mais que preguiça. A mente é um fator diretamente associado ao sedentarismo, exceto quando há limites e restrições à prática, impostas por recomendação médica realizada por diagnósticos. Quando a proibição não é orgânica, deve-se analisar o estado emocional da pessoa sedentária.
Falta de vontade pode indicar uma desmotivação e revelar sérios problemas de estrutura psicoemocional. A mente deve ser avaliada e tratada por um psicólogo, buscando a solução a eventuais conflitos, proporcionando uma melhor condição de vida ao paciente. Buscar devolver a motivação e a disposição do corpo é o ideal. Como consequência, o quadro geral do indivíduo trará benefícios diários e a prática de exercícios resultará em uma vida mais saudável, inclusive nas atividades sexuais.
Para aquelas pessoas que querem praticar exercícios, mas não conseguem se motivar, talvez seja a hora de procurar um psicólogo. Por mais estranho que possa parecer, esse profissional pode ajudar a encontrar motivação para largar de vez o sedentarismo.
Saiba mais: Caminhada alivia a vontade de comer