Ana Paula de Araujo foi redatora do site Minha Vida no período de abril de 2011 até fevereiro de 2012. Jornalista formada pela Pontifícia Universidade
iAbrir a geladeira é um hábito tão corriqueiro que tem até gente que faz isso sem motivo, só "para pensar". Mas quantas vezes você já fez isso e acabou beliscando alguma coisa sem estar com fome?
Para quem deseja manter uma alimentação saudável e equilibrada, o MinhaVida reuniu algumas dicas simples de nutricionistas. Junto com uma reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos, esses hábitos podem te ajudar a ter mais saúde e praticidade no dia a dia.
Não encha a geladeira de guloseimas
Quando bate aquela vontade de comer guloseimas, é normal buscarmos por elas na geladeira ou no armário da cozinha. Mas se você não armazenar esse tipo de comida em casa, ficará mais difícil manter o hábito de beliscar.
"Não ter o que buscar para comer em momentos de ansiedade ou fome fora de hora é uma forma de prevenir o ganho de peso", afirma a nutricionista Amanda Epifânio, da clínica CITEN, em São Paulo.
Deixe a sua geladeira repleta de legumes, verduras e frutas
Se você tiver à mão apenas alimentos saudáveis, o consumo deles será inevitável. "É uma forma de melhorar a qualidade nutricional da dieta. Além de ricos em vitaminas e minerais, esses alimentos são fontes de fibras, que podem aumentar a sensação de saciedade e prevenir a gula ", diz Amanda.
Só não exagere nas porções, pois até mesmo legumes e frutas podem ser calóricos. "O consumo precisa ser feito conforme a recomendação da Organização Mundial da Saúde: 400g desse grupo de alimentos por pessoa diariamente", recomenda a nutricionista Jackeline Venâncio, da Equilibrium Consultoria, em São Paulo.
Conserve alimentos já prontos para o uso
Já que legumes, verduras e frutas só acrescentam benefícios à dieta, nada de deixar que a preguiça de prepará-los impeça seu consumo. "Alimentos já cortados, verduras já lavadas e legumes ralados são um convite à dieta, já que, na maioria das vezes, pulamos escolhas saudáveis por preferir as mais 'práticas', industrializadas", ensina a nutricionista Camila Attademo, da Clínica Libert, no Rio de Janeiro.
"Mas fique atento ao tempo em que esses alimentos ficam na geladeira para que não percam vitaminas e minerais", adverte Jackeline Venâncio. Segundo a nutricionista, um alimento conservado em 10ºC (média das geladeiras) costuma durar até dois dias.
Congele para planejar
Com comida congelada, fica mais fácil planejar um cardápio saudável. "Ter na geladeira uma preparação previamente programada, que fica pronta para o consumo em poucos minutos, ajuda a evitar o pedido de comida por delivery, que nem sempre é saudável", ensina a nutricionista Amanda Epifânio.
Guarde carnes já temperadas
A carne (seja de boi, frango ou peixe) é uma ótima fonte de proteínas, que ajudam você a se sentir satisfeito. Por isso, facilite o preparo. "Além de guardar as carnes já temperadas, também podemos guardá-las empanadas com farinha integral para assar", diz a nutricionista Camila Attademo.
Lembre-se, apenas, de que a carne estraga depois de um certo tempo, mesmo na geladeira. Segundo as nutricionistas, esse alimento dura apenas 72h descongelado após a compra e, se o tempo de espera para o consumo precisar ser maior, o ideal é congelar.
Invista em snacks saudáveis
Além de investir em alimentos frescos e facilitar o preparo para o consumo, procure ter sempre à mão na geladeira algumas opções saborosas que agregam ainda mais nutrientes à sua alimentação — e não comprometem sua rotina alimentar.
Para petiscar ou fazer um lanche entre refeições, é possível recorrer a um pote de iogurte natural (que pode ser complementado com granola e/ou frutas), gelatinas (que podem ser preparadas de forma caseira), pastinhas de diversos sabores (como hommus de beterraba ou cenoura) ou até mesmo queijos de baixo teor de gordura, como o minas frescal, o cottage ou a ricota.