Você já parou para pensar o que fez por sua saúde em 2011? Consultas médicas, exames de rotina, abandonar vícios, cuidar mais da alimentação são alguns dos itens que podem ter entrado na lista de muita gente. E o que mais podemos fazer para viver mais e melhor? Com 2011 se despedindo, fomos resgatar as pesquisas científicas que mais deram o que falar ao longo desse ano - e o que de melhor podemos absorver de tantos estudos. Muitas descobertas apontam para simples hábitos saudáveis, capazes de promover qualidade de sono, controle do peso, bem-estar, prevenção de doenças e longevidade.
Para que "um ano com mais saúde" não permaneça apenas como um saudoso voto no cartão de boas festas, o Minha Vida reuniu as melhores descobertas da ciência de 2011 relacionadas a 10 metas de vida, que você pode incluir na sua listinha da virada.
Moderar o consumo de álcool
e cada três bebedores abusivos, um se torna dependente, afirmaram pesquisadores do Instituto de Psiquiatria da USP. Os malefícios desse hábito são alarmantes: o consumo de álcool está ligado a aproximadamente 4% do total de mortes e é relacionado a 5% de todas as doenças no mundo, de acordo com um estudo feito pela Nutritional and Molecular Epidemiology Unit at the Cancer Research and Prevention, na Itália. Os pesquisadores encontraram relação do álcool com nada menos que 14 tipos de câncer.