Dr. Sidnei Goldmann tem mais de 26 anos de carreira, é graduado em estética bucal, especialista em implantes dentários,...
iOs implantes podem repor a perda de um dente natural, sem a necessidade de desgastar os dentes vizinhos para a preparação de uma prótese fixa ou removível.
Casos de próteses removíveis parciais podem ser substituídos por próteses fixas, sem prejuízo ou sobrecarga dos dentes suportes naturais. Isto permite um aumento considerável do tempo de vida útil desses dentes, já que há uma melhor distribuição da carga mastigatória entre dentes e implantes.
Além disso, devido ao fato das próteses permanecerem estáveis em sua posição, situações comuns, como irritações das gengivas, dor e insegurança pela falta de estabilidade e retenção de próteses removíveis, parciais ou totais são eliminadas.
Para desdentados totais, a utilização dos implantes traz imensos benefícios para sua qualidade de vida. A "dentadura" convencional, por vezes pode ser substituída por próteses fixas sobre implantes ou por próteses removíveis que apresentam melhor retenção e estabilidade, oferecendo maior conforto e segurança ao seu usuário.
Considere-se um candidato ideal caso:
- Falte um ou até mesmo todos os seus dentes;
- Haja falta de estabilidade e retenção em sua prótese removível;
- Sua prótese não esteja confortável;
- Sua prótese não seja esteticamente adequada;
- Sua prótese o deixe inseguro ou já tenha lhe causado algum problema;
- Haja dificuldade na mastigação dos alimentos.
Os pacientes totalmente desdentados, com idade avançada, são os mais favorecidos na implantondontia. A quantidade e qualidade de seu osso maxilar serão alguns parâmetros que seu dentista deverá estudar.
Quem não é um bom candidato para a instalação de implantes?
- Doenças sistêmicas graves, por exemplo, a leucemia;
- Pacientes com câncer que estão sendo tratados com radioterapia ou quimioterapia, até que termine seu tratamento e seu médico autorize a intervenção;
- Diabetes não controlada, o paciente diabético sempre estará mais exposto a infecções, mesmo se estiver controlada, deverá ser submetido a um rigoroso acompanhamento pré e pós-operatório;
- Pacientes psiquiátricos;
- Crianças ou jovens até que terminem seu desenvolvimento (15-16 anos);
- Durante a gravidez (aconselhamos esperar que a futura mãe dê à luz)
- Fumantes e dependentes químicos.
Lembre-se que as suas próteses precisarão de cuidados e a manutenção através de adequada higienização e revisões periódicas são fundamentais.
Existe a rejeição?
A taxa de sucesso atualmente registrada para implantes dentais é superior a 95%, o que torna a técnica muito segura e previsível. Uma vez osseointegrado, o implante corretamente instalado e a prótese adequadamente planejada, praticamente eliminam as chances de fracassos.
Eventuais perdas de implantes podem estar, no entanto, associadas a infecções, sobrecarga prematura dos implantes, má higienização local, ou casos em que o paciente não apresenta um quadro sistêmico favorável (como os relatos nas contra-indicações). Essas perdas são evitadas na sua maioria pelo correto planejamento e execução do caso por profissionais adequadamente habilitados.
Os estudos de acompanhamentos clínicos existem há quatro décadas, e os resultados com esta técnica permanecem estáveis com o passar do tempo, porém não devemos esquecer que: uma boa higiene diária e as consultas de manutenção são requisitos indispensáveis para o bom funcionamento das próteses.