Ninguém sabe se existe uma fórmula certa para emagrecer sem fazer grandes esforços e ainda ficar com a mente e o corpo...
iGeralmente, em uma hora de exercícios contínuos, o aluno chega a perder cerca de 200 a 300 kcal. Com certeza é possível manter a forma praticando o Chi Kung. Os níveis variam do mai leve ao mai energético e são praticados de acordo com a possibilidade dos praticantes.
Os exercícios de Chi Kung podem emagrecer, mas é importante que o praticante tenha uma alimentação balanceada.
Além de equilibrarem a energia corporal, fortalecem as pernas, enfatizam a postura correta tanto interna como externa, alongam tendões, músculos e meridianos, e oferecem a oportunidade de o aluno aprender a se concentrar, tomar consciência corporal e perceber suas limitações, para que possam ser superadas. Alimentação adequada:
A alimentação antes das aulas deve ser leve. É aconselhável ingerir sucos naturais e frutas frescas. Depois da aula a pessoa pode comer normalmente, lembrando-se sempre que a queima de calorias vai depender da alimentação do dia-a-dia do aluno e da continuidade das aulas.
Principais objetivos do Chi Kung:
Harmonização, equilíbrio e desenvolvimento da sensibilidade em relação à força vital.
Torna o corpo resistente e flexível e os ossos mais densos.
Fortalece os músculos da coluna vertebral.
Acalma, tranqüiliza e estimula a concentração mental e a clareza de espírito. É utilizada como forma de prevenir e tratar doenças.
É utilizada como forma de prevenir e tratar doenças.
Revitaliza a forma como se respira, permitindo uma maior oxigenação do sangue e um fortalecimento global do organismo.
Equilibra a mente, aumenta a criatividade e a lucidez.
Qualquer pessoa, independentemente da idade e condição física, pode praticar.
Dicas para a prática correta:
Os exercícios de Chi Kung precisam ser praticados de forma metódica, pausada, com respiração profunda associada aos movimentos. As correções devem ser sistemáticas, enfatizando os aspectos importantes de cada postura e movimento, principalmente postura de pés, pernas, coluna e distribuição de peso. Cada exercício tem um ponto de concentração principal que deve ser enfatizado durante o processo da aula e jamais esquecido. Os exercícios de Chi Kung podem e devem ser feitos em casa, após o aprendizado correto das técnicas, pois vão produzir grandes benefícios na saúde física e emocional de seus praticantes.
Você pratica alguma técnica oriental? Conte para gente a sua preferida e os efeitos dela no seu dia-a-dia.