As brigas no ambiente de trabalho costumam ocorrer quando as pessoas se esquecem que não dá para atuar de acordo com todas as suas emoções no contexto profissional. Qualquer um pode ficar com raiva quando sente que foi agredido, ofendido ou magoado. Mas, direcionar a raiva a alguém é um desperdício de energia que impede a pessoa de prestar atenção em sua reação emocional e na intensidade dessa emoção, como a dificuldade de lidar com as pressões por resultados, com a disputa por espaço ou com os pontos de vista diferentes. Sem essa percepção fica difícil exercer o controle emocional e encontrar a maneira apropriada para se expressar.
Causas do rancor
O rancor age como se fosse uma dor física aguda que consome energia e que pode afetar a concentração nas coisas importantes, provocar fadiga, tensão muscular, irritabilidade, insônia, desmotivar o entrosamento com a equipe de trabalho, prejudicando sempre, o desempenho profissional.
Como perdoar alguém do trabalho?
Quando a pessoa compreende os seus sentimentos ela tem mais chance de expressar exatamente aquilo que pensa para aquela pessoa que traiu a sua confiança. Ela consegue identificar a ocasião oportuna, mostrar o que essa situação significa para ela, agir em consonância com os seus valores sem expor a pessoa desleal ou tentar prejudicá-la. A tônica desse confronto está em poder mostrar o que se pensa do comportamento da outro sem se desestabilizar. Isso, naturalmente, faz com que se recupere o bem-estar geral.
Benefícios do perdão
O perdão não consiste em aceitar o comportamento de quem agride nem em dizer que perdoa ou não, mas em se libertar das amarras dos ressentimentos e sentir-se maior do que os problemas enfrentados.
Assim, a expressão adequada dos sentimentos é uma forma saudável de exercer o autorrespeito e prospectar uma consideração futura por parte daqueles que provocaram mágoas ou decepções. Outra forma é afastar-se de situações pessoais ou de trabalho, em que a outra pessoa continua magoando de caso pensado, para conseguir ver o pleno potencial e valor em outros contextos.
Dicas para perdoar e ser perdoado
As tensões que ocorrem num ambiente de trabalho devem ser consideradas como sinais que podem revelar atitudes e valores pessoais que estimulam certos comportamentos como a intolerância com o ritmo de outros colegas, a dificuldade de respeitar as pessoas que têm opiniões diferentes, a falta de disposição para o trabalho em equipe, que prejudicam a convivência profissional. Diante desses conflitos é importante avaliar o que pode ser mudado no próprio comportamento e ter maturidade para não se deixar levar pelas emoções.