A tripofobia é causada por medo de buraquinhos, aí nasce buraquinhos nas peles?
Formada em Psicologia há 23 anos pela Unifil, pós graduada em Obesidade e Transtornos Alimentares pela PUC-PR.Hipnoterap...
i
As pessoas que sofrem dessa doença não se sentem bem achando repulsiva a visualização de imagens como as de colmeias, semente de lótus, corais, favos de mel ou qualquer outra imagem em que há um agrupamento de buracos, elas sentem desconfortos como coceiras, arrepios e até ataque de pânico ao visualizar imagens que apresentam pequenos buracos, círculos, rachaduras e/ou outras formas assimétricas. Podemos então entender que a tripofobia é o medo de buracos.Apesar do mal-estar que essas imagens causam, esse transtorno não coloca a vida de uma pessoa em risco, como outras doenças. Porém ao estudar a matemática podemos entender como a configuração dessas imagens podem causar desconforto visual, tensão ocular ou dor de cabeça. Desta forma essas imagens não são processadas com facilidade pelo cérebro, o que leva a uma maior oxigenação dos tecidos cerebrais. Em um estudo de Paul Hibbard e Arnold Wilkins, da Universidade de Essex (Inglaterra), os autores sugerem que esse desconforto ao encarar as imagens vem da necessidade de maior oxigenação do cérebro.Então não há relação com o aparecimento de buraquinhos na pele, se refere a visualização somente.Um abraçoLuciana Kotaka
Uma pessoa que se arrepia toda e começa a ter coceiras ao ver fotos de buracos no corpo, colmeias e etc pode ter tripofobia?
Sim, pode estar com a tripofobia, que é o medo ou repulsa a figuras geométricas agrupadas.Para ter maior clareza, procure um médico para o correto diagnóstico.
Eu tenho tripofobia como faço pra diminuir as sensações horríveis?
Sugiro, se for de seu interesse, procure um(a) Psicólogo(a) que esteja habilitado em EMDR, uma tratamento para psicotraumas, demostrado excelentes resultados para diversos tipos de fobias.