Aluno com TDAH tem direito a professor de apoio?
Neuropsicóloga com formação em neurociência por Harvard e especialização em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute.
Não existe uma legislação específica no Brasil que garanta o direito a um professor de apoio exclusivamente para alunos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), pois o TDAH não é considerado público-alvo da educação especial segundo as diretrizes vigentes.
Embora a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, nº 9.394/1996) e o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) promovam a inclusão e o acesso à educação para todos os estudantes, incluindo aqueles com necessidades especiais, a implementação de suportes como professores de apoio depende da avaliação individual das necessidades do aluno pelas instituições educacionais.
Mães, pais e responsáveis são encorajados a dialogar com as escolas para explorar as adaptações e os recursos disponíveis para atender às necessidades específicas de alunos com TDAH, dentro do quadro legal e das políticas de inclusão educacional existentes.
Saiba mais: TDAH: significado da sigla revela os detalhes da doença
Quem tem tdah pode dirigir?
A resposta é: sim! Quem tem TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) pode dirigir. No geral, o TDAH no adulto é diferente e, se a pessoa tiver muita desatenção, existem outras formas de tratamentos além das terapias, como as opções...
[ Continuar lendo ]Como é uma pessoa com TDAH?
O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica caracterizada por um padrão persistente de desatenção, hiperatividade e impulsividade.Os sintomas podem variar significativamente entre as pessoas e são mais n...
[ Continuar lendo ]Como identificar o TDAH em crianças?
Reconhecer o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) pode parecer desafiador, mas é possível prestar atenção a alguns sinais, presentes em maior ou menor grau e que varia conforme a faixa etária. Aqui estão algumas dicas:...
[ Continuar lendo ]