tenho ovario policistico e quero engravidar ja tenho 5 anos de casada e tenho 23 anos o que posso fazer para ajudar no tratamento?
Formado em 1984 pela Faculdade de Medicina Fundação ABC. Registrado no Conselho regional de Medicina do Estado de São Pa...
i
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um distúrbio hormonal comum entre mulheres em idade reprodutiva. O nome vem da aparência dos ovários.
A maioria das mulheres com o transtorno, mas não todas têm o ovário ampliado, contendo numerosos pequenos cistos localizados ao longo da borda externa de cada ovário levando a aparência policística.
Cistos são estruturas contendo liquido. Todo mês, em um dos ovários, desenvolve-se um cisto, inicialmente pequeno (5 a 9mm),o qual cresce durante o ciclo menstrual atingindo a ovulação com dimensão superior a 20mm. Este cisto recebe o nome de folículo. Dentro do folículo normalmente há formação de um óvulo. Na ovulação o cisto (folículo) se rompe, o óvulo cai na cavidade abdominal, as fimbrias (parte distal das trompas de falópio) do lado direito ou esquerdo do útero, quando normais e livres de aderências tendem a captar o ovulo, encaminha-lo para o interior da tuba (trompa) onde poderá ocorrer a fertilizado pelo espermatozóide.
A Síndrome dos Ovários Policísticos geralmente começa a se desenvolver na puberdade e causa um desequilíbrio hormonal. Esse distúrbio interfere no processo normal de ovulação: afetando o seu desenvolvimento, impedindo a liberação do ovócito e levando à formação de cistos. Esses cistos permanecem na periferia ovariana modificando a estrutura do mesmo ,podendo aumentar o seu volume em até três vezes o tamanho normal.
. A disfunção pode levar à produção excessiva (secreção) de hormônios sexuais masculinos (androgênios), levando a um aumento exagerado de pêlos, acne e obesidade.
A portadora da síndrome dos ovários policísticos ovula com menor freqüência e tem ciclos menstruais, em geral, irregulares ou até mesmo ausentes.
Calcula-se que a Síndrome dos Ovários Policísticos afeta uma em cada cinco mulheres (20%) durante a fase de vida reprodutiva.
Em adolescentes, a ausência de menstruação ou escassez pode sinalizar a presença da síndrome. Enquanto que nas mulheres com idade superior (pôs adolescência) a dificuldade de engravidar ou ganho de peso inexplicável podem ser o primeiro sinal.
A causa exata da síndrome do ovário policístico é desconhecida, mas acredita-se que deve existir componente genético, pois a síndrome dos ovários policísticos é mais freqüente entre mães, irmãs ou filhas de uma mulher portadora do distúrbio.
O hipotálamo(região do cérebro), em situações normais, libera o hormônio liberador de gonadotropinas (GnRH), o qual é enviado a uma glândula chamada hipófise que produz e libera, em quantidades consideradas normais, o Hormônio Folículo Estimulante (FSH) e o Hormônio luteinizante (LH). Porem, as mulheres com a síndrome do ovário policístico (SOP) produzem GnRH em excesso, e este, por sua vez, acaba estimulando de maneira exagerada a hipófise anterior, levando à produção demasiada do Hormônio luteinizante (LH) e bem superior à do Hormônio Folículo Estimulante (FSH) . Este aumento do Hormônio luteinizante (LH) seria o estimulador da superprodução de andrógenos.
Outro mecanismo que pode levar a formação da síndrome do ovário policístico é o aumento da produção e secreção de hormônios Androgênicos tanto nos ovários como nas glândulas adrenais ou supra-renais (localizados acima dos rins) pela falha no controle (desregulação) de enzimas responsáveis pela formação desses hormônios.
Os pesquisadores também acham que a origem da síndrome do ovário policístico está associada com a produção excessiva de insulina pelo organismo.
A insulina é um hormônio que controla a mudança de açúcar, amidos e outros alimentos em energia que o organismo utiliza ou armazena.
O aumento da quantidade dessa substância no sangue parece aumentar a produção de androgênios o que provocaria o desequilíbrio hormonal.
O plástico vem sendo indicado como um potencial responsável pela manifestação (ou agravamento) da Síndrome do Ovário Policístico . Isto se explica pelo fato de que a grande maioria dos plásticos atuais tem, em sua composição química o Bisfenol A (BPA). O bisfenol, conforme várias pesquisas já atestaram, comporta-se, caso presente no organismo humano adulto ou infantil, como um hormônio feminino ,o estrogênio.
Recentes pesquisas científicas mostraram que o meio ambiente é importante fator desencadeante da síndrome. Entre as substancias químicas que podem desencadear a doença pode-se citar: solventes / lubrificantes industriais e seus subprodutos, pesticidas e herbicidas, fungicidas, estabilizadores de calor, catalisadores químicos,etc.
Estudos recentes revelaram que a mãe, exposta a agentes químicos que possam predispô-la à SOP, poderá transmitir, de forma epigenética, tais características à prole, isto é, para filhas, netas, e assim em diante.
Alguns cientistas demonstraram que a excessiva exposição do feto feminino durante a gestação a substancias Androgênicas desenvolverem, após o nascimento e desenvolvimento, a síndrome do ovário policístico (SOP).
O distúrbio ainda favorece o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, do diabetes tipo 2 e obesidade. Quando há excesso dos hormônios masculinos, os sinais observados são:
• Problemas com a ovulação;
• Crescimento anormal de pelos faciais (principalmente queixo e buço); seios e corpo (Hirsutismo)
• Aumento da oleosidade da pele e couro cabeludo (Seborréia)
• Processo inflamatório da pele do rosto com aparecimento de espinhas e cravos (Acne);
• Queda de cabelos (Alopecia Androgênica);
• Aumento do peso;
• Manchas na pele; principalmente em áreas de dobras, como pescoço e axilas
Os sinais e sintomas da síndrome de ovários policísticos variam de pessoa para pessoa, inclusive seu grau de manifestação e gravidade. Para dizer que uma pessoa é portadora da síndrome são necessários pelo menos dois dos seguintes itens:
• Anormalidades menstruais - Característica mais comum da síndrome;Entre os sintomas mais freqüentes há o relato de intervalos menstruais maiores que 35 dias,menos que oito(8) menstruações no decorrer de um ano ou a falta de menstruação no período igual ou maior a quatro(4) meses.
• Excesso de Androgênios. – diagnosticados Por exames laboratoriais e achados clínicos.
• Ovários Policísticos. Diagnosticados pelo ultrassom. Apesar do nome, apenas detecção de ovários policísticos não confirma o diagnostico.
Diagnóstico e tratamento precoces podem reduzir o risco de complicações a longo prazo, como diabetes tipo 2 , doença cardíaca e vascular , Pressão arterial elevada,Alteração do colesterol e lipídios, esteatose hepática, apnéia do sono , sangramento uterino anormal , câncer de endométrio.
A síndrome do Ovário Policístico até o presente momento é incurável. Há, diversos tratamentos capazes de atenuar a sintomatologia. Em termos gerais, tais objetivos podem ser divididos em 04 (quatro) grandes categorias:
• Redução dos níveis de resistência à insulina;
• Restauração da fertilidade;
• Tratamento de hirsutismo ou acne;
• Prevenção da hiperplasia e cancer endometrial ;
As formas de tratamento mais comuns são:
•Modificação do estilo de vida como a realização de exercícios físicos regulares e Ingestão de alimentos saudáveis, Perda de peso e controle glicêmico;
•controle do ciclo menstrual ;
•Uso de anti-andrógenos;
•Uso de hipoglicemiantes orais;
• Cosméticos específicos para diminuir a acne;
• Psicoterapia
• Caso a paciente deseje engravidar, estimulo da ovulação.
Lembrando que paciente que deseja engravidar deve passar com especialista para pesquisa mais detalhada da causa da infertilidade (pesquisa da cavidade uterina, espermograma, etc.) a fim de definir o melhor tipo de tratamento.
As mulheres com SOP parecem ter taxas mais elevadas de:
• Abortos
• Diabetes Gestacional
• Pré eclampsia
• Parto Prematuro.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]