ola como faço para controlar minha ansiedade aquele fazio medo pessamento negativo?
Evelyn Vinocur é doutora em Pediatria, graduada em 1978 pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Pedi...
i
Responderei mais adiante como devemos proceder quando a ansiedade se manifesta com sintomas físicos e psíquicos desconfortáveis, podendo até atrapalhar a rotina diária do sujeito. Antes, farei alguns comentários pertinentes à ansiedade e ao medo.
Medo x ansiedade – a diferença entre medo e ansiedade é que a ansiedade consiste de uma sensação vaga e difusa de tensão e apreensão sem que haja um motivo real e concreto, enquanto que o medo está ligado a uma situação ou objeto específico que o cause. Em ambos os casos, seja o perigo real ou imaginário, tentamos evitá-lo, por medo.
A ansiedade é um estado emocional que faz parte das experiências da vida humana. Ela será ‘normal’ se não causar sofrimento ao indivíduo, sendo inclusive propulsora do desempenho nas atividades diárias, como a ansiedade que deixa a pessoa alerta durante uma prova. Em contrapartida, a ansiedade será patológica quando ocorrer em momentos que não se justificam ou quando for tão intensa/ duradoura que acaba interferindo com as atividades normais do indivíduo, causando-lhe sofrimento e limitação, como no caso de uma pessoa que por estar tão ansiosa não consegue se concentrar para terminar um relatório importante no trabalho. Os distúrbios de ansiedade são os mais comuns distúrbios psiquiátricos.
A sintomatologia da ansiedade: sensação de inquietude, aceleração do pensamento, ineficiência de agir, aumento da sensação de perigo e incapacidade de se livrar dele. Impaciência, agitação, falta de atenção e concentração, dormência/formigamento/câimbra, incapacidade de relaxar, medo que aconteça o pior, atordoamento/tonteira, palpitação/aceleração do coração, pressão no peito, bolo na garganta, falta de ar, falta de equilíbrio, zumbido, boca seca, vista turva, sentir-se aterrorizado, nervoso, sufocado, assustado, com calor, suor (não devido ao calor), rubor facial, medo de perder o controle, dificuldade de respirar, tremor, indigestão/desconforto, dor/ “vazio” / “frio” no abdômen, náusea, diarréia, dor de cabeça, medo de morrer, pensamentos ruins, etc.
Se os sintomas persistirem, eles podem criar um círculo vicioso, aumentando ainda mais a ansiedade e as limitações de vida. Esta ansiedade, se não tratada precoce e corretamente, tende a cronificar e a agravar ao longo dos anos, podendo aumentar a ansiedade, tendência ao isolamento e até ao surgimento de Depressão, além de vários outros problemas emocionais e físicos (comorbidades).
Respondendo a pergunta do leitor, quando a ansiedade superar a capacidade de adaptação da pessoa ou quando ela persistir por muito tempo, algumas providências devem ser logo tomadas, sem dúvida: procurar o psiquiatra e um clínico geral:
Submeter-se a uma avaliação médica com um psiquiatra e com um clínico geral (incluindo também check-up cardiológico e endocrinológico)
Submeter-se a uma avaliação psicológica preferência para a TCC – terapia cognitivo comportamental
Cuidados que devem ser tomados para amenizar a ansiedade:
fazer uma autorreflexão para a identificação e controle dos estressores diários.
Identificar os possíveis gatilhos que geram medo e ou ansiedade e como manejá-los
buscar novas atitudes diante da vida
alimentar-se de forma saudável (abolir uso de álcool, fumo etc)
fazer atividade física (caminhada, pedalar, academia, dança, lutas, yoga, meditação etc)
dormir direito (higiene do sono)
proporcionar-se mais momentos de lazer/prazer
Importante:
O psiquiatra lança mão dos medicamentos antidepressivos, que além de tratarem a depressão, são excelentes no tratamento da ansiedade. Os benzodiazepínicos podem ser usados somente no início do tratamento.
Jamais, em nenhum momento, lançar mão da automedicação.
Procure médicos da sua confiança.
Abs
O calor deixa as pessoas mais estressadas?
O calor tende a deixar as pessoas mais estressadas por causa da liberação de um hormônio chamado cortisol, que é considerado o hormônio do estresse. Esse hormônio, inclusive, pode gerar incômodo tanto em dias de calor, quanto nos de frio extremo.O ho...
[ Continuar lendo ]Pode usar absorvente íntimo durante os exercícios?
Sim, é possível usar absorvente íntimo durante os exercícios. No entanto, a escolha entre absorvente interno, absorvente externo ou coletor menstrual dependerá das preferências pessoais e do nível de conforto de cada mulher.Em geral, absorventes...
[ Continuar lendo ]Sinto ciúmes do meu amigo, devo conversar sobre isso?
Se pararmos pra pensar, na vida, acabamos escolhendo, para ficar mais próximas da gente, aquelas pessoas que a gente gosta de conversar. Não é diferente com os amigos. Analise quem são seus amigos e porque eles são seus amigos. A resposta não é outra...
[ Continuar lendo ]