o que pode causar o tdah em adultos?
Evelyn Vinocur é doutora em Pediatria, graduada em 1978 pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Pedi...
i
Ao contrário do que muita gente pensa, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ou TDAH ainda é um transtorno muito pouco conhecido e subdiagnosticado principalmente quando se trata do portador adulto.
Fato lastimável, uma vez que os estudos científicos mostram que o TDAH persiste com sintomas ao longo da vida adulta em mais de 60% dos casos.
No Brasil, cerca de 1.800.000 brasileiros adultos sofrem pelo não reconhecimento do transtorno.
O TDAH no adulto vai causar os mesmos prejuízos da infância e adolescência, com o agravante do tempo, pois quanto mais crônico um transtorno, maiores as chances do aparecimento das comorbidades, por exemplo.
Contualmente, o TDAH é uma condição complexa que se caracteriza por um padrão crônico e persistente de sintomas de desatenção, hiperatividade e ou impulsividade e que pode afetar seriamente a qualidade de vida do indivíduo em todos os setores: afetivo, social, conjugal, laborativo, acadêmico ou profissional.
A maioria dos adultos cursa também com quadro de disfunção executiva: prejuízo na atenção, memória executiva, desorganização, foco, estabelecimento de metas do início ao fim; gerenciamento do tempo, entre outras.
Não raro os adultos sentem-se limitados, não conseguindo desenvolver todo o seu potencial, o que leva a baixa da autoestima, sentimentos de minusvalia, insegurança, impotência, incompetência, frustração e fracasso precoce.
Ficar atento para a presença de outras condições como depressão, ansiedade, problemas com álcool e drogas, transtornos de conduta etc., que costumam ocorrer em mais da metade dos adultos com TDAH.
O comprometimento das funções executivas faz com que a vida do adulto com TDAH fique fadada a constantes insucessos, ao longo de uma espiral decrescente.
A parte cognitiva, prejudicada, pode atrapalhar o curso da vida, que pode não fluir normalmente e ficar estagnada, muito aquém do esperado.
O rendimento e o desempenho pessoal podem cair vertiginosamente em várias áreas da vida.
Questões como:
falta de habilidade social,
baixa capacidade de resolução de problemas,
mau gerenciamento do tempo
pouca capacidade de se organizar e de se planejar, etc., podem fazer com que o portador de TDAH fique excluído e desassistido dentro de seu próprio meio, muitos vivendo à margem, desmoralizados e desacreditados por familiares, amigos e ou no ambiente de trabalho.
O portador de TDAH cresce sendo rotulado, apelidado e criticado (burro, preguiçoso, destrambelhado, inútil, etc...) e não raro, cresce acreditando que é tudo isso mesmo e que ele não vai dar certo na vida mesmo, etc., ou seja, cresce solidificando uma autoimagem negativa por toda a vida.
Mesmo aqueles que são diagnosticados e medicados adequadamente, podem não saber como gerenciar as suas limitações.
A maioria dos portadores adultos de TDAH têm dificuldade de lidar com seus próprios mecanismos de enfrentamento no combate aos sintomas do TDAH.
Ao contrário, outros lutam diariamente criando estratégias para lidar com a distração, agitação, impulsividade e falta de competências organizacionais, tornando-se presas fáceis do TDAH.
Portanto, tão logo a pessoa desconfie dos sintomas, ela deverá procurar o mais precocemente possível um psiquiatra experiente no tratamento do TDAH.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]